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Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

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Mensagempor joaoalbertotb » Ter Set 01, 2009 14:08

1) O trinômio 9x²+3x+0,25 representa a medida da área de um quadrado.
O lado do quadrado mede a)1,5 b)3x+0,5 c)0,5
o termo 0,25 representa a medida da área de um quadrado cujo lado mede a)1,5 b)3x+0,5 c)0,5
o termo 3x representa a medida da área de dois retângulos.A medida da area de cada um mede a)1,5 b)3x+0,5 c)0,5

2)O trinômio 4x²+x+1/16 representa a área de um quadrado. O termo x representa a soma das áreas de dois retângulos. As medidas dos lados de um desses retângulos são expressas por:
a)4xe1/4
b)2xe1/4
c)xe1/4

3) o trinômio 0,25x²+0,5x+___ representa a área de um quadrado se o termo que falta for igual a 0,5.
a)verdadeiro
b)falso
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Re: Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

Mensagempor Marcampucio » Ter Set 01, 2009 15:57

1) a área de um quadrado é dada por a^2 sendo a o seu lado.

o trinômio 9x^2+3x+0,25 pode ser fatorado como (3x+0,5)(3x+0,5) e portanto o lado do quadrado será (3x+0,5)

se 0,25=a^2 então a=0,5

A figura abaixo faz a interpretação geométrica do trinômio:
Imagem

os outros são do mesmo jeito.
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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Estou com uma tremenda duvida podem me ajudar

Mensagempor robson » Qua Set 02, 2009 21:57

ola boa noite essa equação esta correta
y+3=(-1/6).(x-2)
y+3=-1/6x +2/6
1/6x+y+3-2/6=0
x/6+y+3-1/3=0
x+6y+18-2/6=0
x+6y+18-2=0
x+6y+16=0
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Re: Estou com uma tremenda duvida podem me ajudar

Mensagempor Marcampucio » Qui Set 03, 2009 01:08

robson escreveu:ola boa noite essa equação esta correta
y+3=(-1/6).(x-2)
y+3=-1/6x +2/6
1/6x+y+3-2/6=0
x/6+y+3-1/3=0
x+6y+18-2/6=0
x+6y+18-2=0
x+6y+16=0


\\y+3=(-\frac{1}{6})(x-2)\\y+3=-\frac{x}{6}+\frac{2}{6}\\y+3=\frac{-x+2}{6}\\y=\frac{-x+2}{6}-3\\y=\frac{-x+2-18}{6}\\y=\frac{-x-16}{6}
Editado pela última vez por Marcampucio em Qui Set 03, 2009 17:20, em um total de 1 vez.
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
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Re: Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

Mensagempor Elcioschin » Qui Set 03, 2009 12:13

Marcampucio

A solução do Robson estava correta ----> x + 6y + 16 = 0

A sua solução ficou errada porque você inverteu o sinal de +3 para -3 na terceira linha.

De qualquer maneira, o caminho mais simples para chegar na solução é:

y + 3 = (-1/6)*(x - 2) ----> y + 3 = (1/-6)*(x - 2) ----> Multiplica os dois membros por -6

-6*(y + 3) = 1*(x - 2) -----> - 6y - 18 = x - 2 -----> x + 6y + 16 = 0
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Re: Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:05

Numa PA de termos positivos o 1°, o 5° eo 21° termo formam, nessa ordem, uma PG. A razão drssa PG é:
a)2
b)4
c)16
d)20
e) impossível de ser determinado.

A resposta tem que ser a letra b. Mas, por quê? Não entendi.
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:07

Numa PG estritamente decrescente, sabe-se que a1 + a10 = -513 e a4.a7 = 512. Determine a razão dessa PG.
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:08

Adicionando-se a mesma constante a cada um dos números 6,10 e 15 nessa ordem, obtemos uma p.g de razão:
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:19

Uma PG tem primeiro termo igual a 1 e a razão igual a raiz quadrada de 2. Se o produto dos termos dessa progressão é 2^39, então o números de termos é igual a:
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:21

Uma PG de 8 termos tem primeiro termo igual a 10. O logaritmo decimal do produto de seus termos vale 36. Ache a razão dessa progressão.
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Mensagempor patyribeiro » Qui Set 03, 2009 13:23

O número de ancestrais de uma pessoa, em seis gerações é:
a)63
b)126
c)127
d)32
e)64
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Re: Alguem pode ajudar não compreendi muito bem esse exercicio

Mensagempor Elcioschin » Qui Set 03, 2009 17:02

Paty

1) Por favor, não utilize um tópico aberto por outra pessoa, para postar suas dúvidas.
2) Quando tiver UMA dúvida abra um novo tópico.
3) Poste APENAS uma dúvida por tópico, seguindo as regras do forum.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.