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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por kahn » Sáb Abr 07, 2012 22:34
Olá,
Gostaria que me ajudassem, pois não estou conseguindo responder essa questão.
Verifique se existe o valor numérico para m da matriz M= [m 3], para que ela seja a matriz inversa de N=[-1 3]. justifique sua resposta. ..............continuação da matriz M [3 m].................continuação da matriz N [3 -1]
Já tentei fazer, mas não consegui. Eu comecei tentando tirar a matriz inversa de N, independente da matriz M e assim igualar os valores da inversa com a matriz M, mas não saiu nada. Por favor me ajude, perdi ponto por não conseguir responder essa atividade na matéria, acabei ficando curioso com o resultado, pois já procurei em tudo o que é site e não encontrei.
Att.
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por MarceloFantini » Sáb Abr 07, 2012 22:49
Bem vindo ao fórum, Kahn. Por favor, leia as regras do fórum, em especial número 2. Essa
matriz é a seguinte:
?
Se sim, só existe inversa por um dos lados, e neste caso a inversa será uma
matriz , ou seja, a própria unidade. A menos que a
matriz seja uma
matriz coluna, não será possível multiplicá-las.
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por kahn » Sáb Abr 07, 2012 22:57
Desculpa é q na verdade ela é uma matriz 2x2 é pq não sei escrever uma matriz aqui, então coloquei a continuação dela logo abaixo
......................continuação da matriz
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kahn
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por kahn » Sáb Abr 07, 2012 23:03
Olha aí no anexo, é o exercício número 36.
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por MarceloFantini » Sáb Abr 07, 2012 23:06
Então veja
este tópico, irá ajudá-lo a escrever fórmulas no LaTeX. As
matrizes são
e
?
Saberemos se M e N são inversas quando
, que é a identidade no caso dois por dois. Seria necessário fazer ambas multiplicações, mas quando tratamos de
matrizes quadradas, se existe uma inversa pela esquerda ou pela direita, segue diretamente que pelo outro lado também existe; assim basta efetuar um dos produtos e igualar a identidade. Com isso encontrará o valor de
.
Kahn, não anexe nada além de figuras, é perfeitamente possível escrever as
matrizes usando LaTeX no fórum e digitando o enunciado, então faça-o. Veja o link que coloquei na primeira linha.
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por kahn » Sáb Abr 07, 2012 23:54
Valeu, agora sim eu vou saber usar os códigos.
Não daria pra você resolver? Gostaria de ver como se resolve essa questão!
Att.
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por MarceloFantini » Dom Abr 08, 2012 00:27
Kahn, você aprenderá mais se tentar resolver sozinho primeiro, mostrando seus passos aqui. Assim, se parar em algum lugar ou errar podemos apontar onde e acertar podemos confirmar a resolução.
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por GabrielSchiv » Sex Mar 14, 2014 11:28
A resposta é 8 ? ou 1/8?
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Voltar para Matrizes e Determinantes
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Qua Out 12, 2011 17:30
Matrizes e Determinantes
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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