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(FUVEST) A equação matricial...

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Mensagempor manuoliveira » Seg Set 06, 2010 01:34

(FUVEST) A equação matricial \begin{displaymath}
\mathbf{

\mathbf{}
\left( \begin{array}{ccc}
1 & 5 \\
2 & -1
\end{array} \right)
\end{displaymath}
} \lcdot
\left( \begin{array}{ccc}
x \\
y 
\end{array} \right)
\end{displaymath}
} = {\lambda}
\left( \begin{array}{ccc}
x \\
y \end{array} \right) admite mais de uma solução se, e somente se, \lambda é igual a:

Resposta: +- \sqrt{11}
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Re: (FUVEST) A equação matricial...

Mensagempor Douglasm » Seg Set 06, 2010 09:23

Essa equação matricial nos dá o seguinte sistema de equações:

x + 5y = \lambda x

2x - y = \lambda y

Que é equivalente ao seguinte sistema homogêneo:

(1-\lambda) x + 5y = 0

2 x - (1+\lambda) = 0

Para que esse sistema admita mais de uma solução, ele deverá ser possível e indeterminado. Conseqüentemente:

\det \; \begin{vmatrix} (1-\lambda) & 5 \\ 2 & (1+\lambda) \end{vmatrix} = 0

Para que esse determinante seja zero, é necessário que:

\lambda = \sqrt{11} \;\mbox{ou} \; -\sqrt{11}
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Re: (FUVEST) A equação matricial...

Mensagempor manuoliveira » Seg Set 06, 2010 11:40

Obrigada!!!
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Re: (FUVEST) A equação matricial...

Mensagempor rafael_ferramenteiro » Dom Mai 18, 2014 15:05

A resolução mostrada acima, apesar de bem esclarecedora contém alguns erros de passagem. Espero ajudar a elucidada-los mostrando aqui a passagem correta:

Douglasm escreveu:Que é equivalente ao seguinte sistema homogêneo:

(1-\lambda) x + 5y = 0

2 x - (1+\lambda) = 0

Para que esse sistema admita mais de uma solução, ele deverá ser possível e indeterminado. Conseqüentemente:

\det \; \begin{vmatrix} (1-\lambda) & 5 \\ 2 & (1+\lambda) \end{vmatrix} = 0

Para que esse determinante seja zero, é necessário que:

\lambda = \sqrt{11} \;\mbox{ou} \; -\sqrt{11}


Para a última afirmação ser verdadeira \lambda=\pm\sqrt[]{11} o sistema homogêneo deve ser da seguinte forma:

(1-\lambda)x+5y=0

2x+(-1-\lambda)y=0

Então arrumando a equação para um sistema de equações matricial com determinante igual a zero (sistema possível e indeterminado) temos:

\det \; \begin{vmatrix} (1-\lambda) & 5 \\ 2 & (-1-\lambda) \end{vmatrix} = 0

Aí sim resolvendo-se o determinante ficará da seguinte forma:

(1-\lambda)(-1-\lambda)-(5\times2)=0

-1+{\lambda}^{2}-10=0

-11+{\lambda}^{2}=0

{\lambda}^{2}=11

\lambda=\pm\sqrt[]{11}

Espero ter ajudado =D
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?