• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[determinantes]Prove ou dê um contra-exemplo .

[determinantes]Prove ou dê um contra-exemplo .

Mensagempor e8group » Dom Dez 23, 2012 11:19

4- Classifique as afirmações abaixo como verdadeira ou falsa .Se verdadeira prove ;se falsa ,prove ou dê um contra-exemplo .

a) Seja A uma matriz n \times n . Se B = A A^tA^{-1} então det(A) = det(B) .

Este exercício é simples ,mas estou em conflito com o mesmo . Na matemática A^{-1} significa matriz inversa da matriz A . Mas ,devo considerar A^{-1} como a matriz inversa da A ? Ou devo considerar a hipótese de A^{-1} não existir ? Geralmente quando estamos buscando a inversa de uma matriz , por exemplo dada a matriz P = (p_{ij})_{n \times n} e a matriz W = (w_{ij})_{n \times n} .Se PW = WP = I_n ,temos que W = P^{-1} isto é ,W é a matriz inversa da P .

Afinal de contas , pelo enunciado única informação que sabemos é que A = (a_{ij})_{ n \times n} e logo após ele explícita B em função de A A^t A^{-1} . O que quero dizer é que, dada uma matriz A , (n \times n) isto não significa que A é invertível ,pois nem todas matriz quadradas são invertíveis .

Diante deste pensamento , eu concluir que esta informação é falsa . Pois ,det(B) =  det(A)det(A^t)det(A^{-1}) =  \frac{det(A) }{det(A)} det(A) .

Se A é invertível , então det(A) \neq 0 logo det(B) = det(A) . Mas isto contradiz ,meu pensamento .

Em resumo :

Estou em conflito em considerar A^{-1} como a inversa da matriz A ou não . Pois no enunciado ele não diz que A é invertível .

Qual a opinião de vc's ?

Grato !
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [determinantes]Prove ou dê um contra-exemplo .

Mensagempor MarceloFantini » Dom Dez 23, 2012 18:23

Sua hipótese é que B = A \cdot A^t \cdot A^{-1}, isto automaticamente implica que A tem de ter inversa. Neste exercício não cabe questionar se a matriz original é invertível ou não: se ela for, vale a afirmação? A resposta é sim.

Pense com a seguinte analogia: seja f uma função dos reais nos reais. Se f for diferenciável, então f é contínua.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: [determinantes]Prove ou dê um contra-exemplo .

Mensagempor e8group » Dom Dez 23, 2012 18:53

Consegui compreender ,obrigado pela ajuda .

Agora vamos supor se nossa hipótese fosse A \cdot B  = A \cdot A^t então det(B) = Det(A) . Neste contexto meu pensamento acima justifica isto , certo ? Pois aqui não temos a certeza da existência da matriz inversa de A . Estar correto ?

Só para frisar , estou questionando se a matriz A invertível por que quando ela o é ,temos det(A) \neq 0 e quando ela não é invertível temos det(A) = 0 .Isto é definição .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [determinantes]Prove ou dê um contra-exemplo .

Mensagempor MarceloFantini » Dom Dez 23, 2012 19:24

Sim. Elas são equivalentes quando a matriz A for invertível, mas diferentes caso contrário.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: [determinantes]Prove ou dê um contra-exemplo .

Mensagempor e8group » Dom Dez 23, 2012 22:26

Ok , obrigado .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando


Voltar para Matrizes e Determinantes

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.