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P.A. com razão diferente a partir do A2

P.A. com razão diferente a partir do A2

Mensagempor livio isbrecht » Sex Jan 06, 2012 21:44

Boa noite, prestei concurso publico e caiu esta questão, que até agora não consegui resolver

Um funcionario de uma repartição pública deixa seu carro num estacionamento que cobra R$ 3,00 a primeira hora, e a partir da 2a. hora ( cujo valor é R$ 2,00) até a 12a. ( cujo valor é R$ 0,50) os preços diminuem em p.a.. Sabendo que este funcionário
deixou seu carro durante as 6h. do expediente, quanto ele gastará?

Primeiro os dados:
A1= 3
A2=2
A12= 0,50
n=12
r=?

An=a1+n-1.r
0,50=3+12-1.r
0,50=14.r
0,50:14=r
0,035714= R????????????

Claro que não dará certo porque a razao de a1 para a2 é 1.
Tentei fazer contando a1 como 2, até 0,50 também não dá certo
An=A1+n-1.r
0,50=2+12-1.r
0,50=13.r
0,50:13 = r
0,03846=r ????????????

Fui escrevendo a p.a. e chutando razões até descobrir que 0,15 fecha certo até A12, e A6= 1,40. Gostaria que me ajudassem a descobrir onde estou errando, porque já quebrei a cabeça e tentei de vária s formas
usando as fórmulas de soma e a escrita acima não consegui achar a razão e consequentemente a soma
Grato pela atenção
livio isbrecht
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Re: P.A. com razão diferente a partir do A2

Mensagempor Arkanus Darondra » Sex Jan 06, 2012 22:43

Como o valor da 1ª hora é fixo ele não entra na P.A.
Sendo assim, tente fazer considerando R$ 2,00 como sendo o 1º termo da P.A, e, consequentemente, R$ 0,50 como sendo o 11º.

livio isbrecht escreveu:Claro que não dará certo porque a razao de a1 para a2 é 1.
Tentei fazer contando a1 como 2, até 0,50 também não dá certo
An=A1+n-1.r
0,50=2+12-1.r
0,50=13.r
0,50:13 = r
0,03846=r ????????????

Note que você quase chegou ao pensamento correto.
Além disso, note que 2 + 11.r \not = 13.r e sim 2.r + 11.r = 13.r
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Re: P.A. com razão diferente a partir do A2

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jan 07, 2012 19:52

Um funcionario de uma repartição pública deixa seu carro num estacionamento que cobra R$ 3,00 a primeira hora, e a partir da 2a. hora ( cujo valor é R$ 2,00) até a 12a. ( cujo valor é R$ 0,50) os preços diminuem em p.a.. Sabendo que este funcionário
deixou seu carro durante as 6h. do expediente, quanto ele gastará?

a_1 = 2
a_{12} = 0,5
a_6 = ?

a_{12} = a_1 + 11r
\frac{1}{2} = 2 + 11r
11r = -\frac{3}{2}
r = -\frac{3}{22}


a_6 = a_1 + 5r
a_6 = 2 - \frac{15}{22}
a_6 = \frac{29}{22}


S_n = \frac{a_1 + a_n}{2} . n

S_6 = \frac{a_1 + a_6}{2} . 6

S_6 = 3(2 + \frac{29}{22})

S_6 = \frac{219}{22}


Então,
3 + \frac{219}{22} =

\frac{285}{22}

R$ 12,95
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Re: P.A. com razão diferente a partir do A2

Mensagempor Arkanus Darondra » Sáb Jan 07, 2012 20:55

a_1 = 2
a_{11} = 0,5

a_{11} = a_1 + 10r
0,5 = 2 + 10r
10r = - 1,5
r = - 0,15

Podemos calcular o valor das 6 horas:
3 + 2 + 1,85 + 1,7 + 1,55 + 1,4 = R$ 11,50

Ou então calculando o valor da 6ª hora e somando-o com o valor do 1º termo da P.A.
Esse resultado, somado ao valor da 1ª hora será o valor total.
A 6ª hora, nesta P.A será o a_5

a_5 = a_1 + 4r
a_5 = 2 - 0,6
a_5 = 1,4

O valor total será valor 1ª hora somado ao valor dos 5 primeiros termos da P.A

S_n = \frac{(a_1 + a_n)}{2} . n

S_5 = \frac{(a_1 + a_5)}{2} . 5

S_5 = \frac {(2 + 1,4)}{2}5

S_5 = 8,5

Ou seja, 3 + 8,5 =R$ 11,50
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Re: P.A. com razão diferente a partir do A2

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jan 07, 2012 21:16

Que vacilo!!
danjr5 escreveu:
Um funcionario de uma repartição pública deixa seu carro num estacionamento que cobra R$ 3,00 a primeira hora, e a partir da 2a. hora ( cujo valor é R$ 2,00) até a 12a. ( cujo valor é R$ 0,50) os preços diminuem em p.a.. Sabendo que este funcionário
deixou seu carro durante as 6h. do expediente, quanto ele gastará?

a_2 = 2
a_{12} = 0,5
a_6 = ?

a_{12} = a_2 + 10r
\frac{1}{2} = 2 + 10r
10r = -\frac{3}{2}
r = -\frac{3}{20}


a_6 = a_2 + 4r
a_6 = 2 - \frac{12}{20}
a_6 = 2 - \frac{3}{5}
a_6 = \frac{7}{5}


S_n = \frac{a_2 + a_n}{2} . n

S_6 = \frac{a_2 + a_6}{2} . 5

S_6 = (2 + \frac{7}{5}) . \frac{5}{2}

S_6 = \frac{17}{2}


Então,
3 + \frac{17}{2} =

\frac{23}{2}

R$ 11,50
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Re: P.A. com razão diferente a partir do A2

Mensagempor livio isbrecht » Dom Jan 08, 2012 17:45

Obrigado pela ajuda, foi de grande valia! Muito obrigado a todos!
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Re: P.A. com razão diferente a partir do A2

Mensagempor DanielFerreira » Dom Jan 08, 2012 17:49

ok.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?