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Exercício de PA e PG

Exercício de PA e PG

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Jun 14, 2008 01:21

Olá Fábio Sousa, tudo bem contigo?

Gostaria de saber se a resolução do exercício abaixo está correta. Desde já agradeço pela boa vontade, que Deus o abençoe.

A questão é o seguinte: ------->>>> A sequência (1,a,b) é uma progressão aritmética e a sequência (1,b,a) é uma progressão geométrica não constante. O valor de a é:

a) \frac{1}{2} b) \frac{1}{4} c) 1 d) 22

e)4

Eu resolvi da seguinte maneira-----> Para encontrar a razão da PA a-1=b-a

Para encontrar a razão da PG \frac{b}{1}=\frac{a}{b}

Montei o seguinte sistema, para encontrar os valores correspondentes a a e b -----> b=2a-1

a={b}^{2}

A partir do sistema encontrei os valores de b=1 e a=1

Marcando a alternativa c como correta.

Um forte abraço.
Até mais.
;)
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Re: Exercício de PA e PG

Mensagempor admin » Sáb Jun 14, 2008 04:47

Olá Cleyson, boa noite!

Este é sim o raciocínio da resolução, mas a alternativa c não é a correta, veja o motivo...
Quando você revolveu o sistema obteve uma equação do segundo grau em b:
2b^2 - b - 1 = 0

Cujas raízes são distintas e ambas atendem às condições das progressões, exceto pela restrição do enunciado de que a P.G. não é constante. Ou seja, b=1 não convém como solução desta equação do segundo grau, pois neste caso a progressão geométrica teria razão 1 e seria constante.

Então, antes de calcular o valor de a, considere a outra raiz b=-\frac12.

Abraço!
Até mais.
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Re: Exercício de PA e PG

Mensagempor Cleyson007 » Seg Ago 04, 2008 13:07

fabiosousa escreveu:Olá Cleyson, boa noite!

Este é sim o raciocínio da resolução, mas a alternativa c não é a correta, veja o motivo...
Quando você revolveu o sistema obteve uma equação do segundo grau em b:
2b^2 - b - 1 = 0

Cujas raízes são distintas e ambas atendem às condições das progressões, exceto pela restrição do enunciado de que a P.G. não é constante. Ou seja, b=1 não convém como solução desta equação do segundo grau, pois neste caso a progressão geométrica teria razão 1 e seria constante.

Então, antes de calcular o valor de a, considere a outra raiz b=-\frac12.

Abraço!
Até mais.



Olá Fabio Sousa, tudo bem?

Entendi o que você quer dizer!!!
Realmente a letra c não é correta.

Muito obrigado pela explicação, que Deus lhe abençoe.
:D
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Re: Exercício de PA e PG

Mensagempor DanielFerreira » Sex Jul 24, 2009 11:59

P.A
a - 1 = b - a
b = 2a - 1

P.G

\frac{b}{1} = \frac{a}{b}

a = b²

b = 2 * b² - 1
2b² - b - 1 = 0
(b - 1)(b + \frac{1}{2}) = 0
b = 1
b = - \frac{1}{2}

Se, b = 1 temos uma P.G constante.
logo, b = - \frac{1}{2}

a = b²

a = \frac{1}{4}
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?