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Progressão Aritmética

Progressão Aritmética

Mensagempor tonypenizollo » Sex Jul 18, 2014 15:23

Se ( 3 - x , x , raiz quadrada de 9 - x ) é uma progressão aritmética, seu 6° termo é ?

Estou com dúvida na parte da álgebra.
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Re: Progressão Aritmética

Mensagempor Russman » Sex Jul 18, 2014 15:47

A progressão é \left \{ 3-x,x,\sqrt{9-x} \right \} ?
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Re: Progressão Aritmética

Mensagempor tonypenizollo » Sex Jul 18, 2014 16:01

Simm !
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Re: Progressão Aritmética

Mensagempor Russman » Sex Jul 18, 2014 17:01

Em uma P.A. de 3 termos \left \{ a_1,a_2,a_3 \right \} é verdade que, se r for sua razão,

a_2 = a_1 + r
a_3 = a_2+r

Assim, como r=r, temos

a_2 - a_1 = a_3 - a_2

de onde

a_2 = \frac{a_1 + a_3}{2}

Ou seja, o termo central é a média aritmética simples dos termos adjacentes!! Podemos usar isto. Aplicando ao problema, vem que

x = \frac{3-x+\sqrt{9-x}}{2}

Temos uma equação pra x. Tente resolver. Eu calculei x = \frac{17}{9}.
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Re: Progressão Aritmética

Mensagempor tonypenizollo » Sex Jul 18, 2014 17:08

Isso eu já sei, mas eu queria ver a resolução da parte que você calculou. Estou com dificuldade na álgebra.
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Re: Progressão Aritmética

Mensagempor Russman » Sex Jul 18, 2014 17:26

Parece difícil, mas não é. Da direita, basta passar o 2 multiplicando, o -x somando e o 3 subtraindo. Ou seja,

x=\frac{3-x+\sqrt{9-x}}{2} \Rightarrow 3x-3=\sqrt{9-x}

Agora, elevando ambos membros ao quadrado você se livra da raiz quadrada.

\left (3x-3  \right )^2=\left (\sqrt{9-x}  \right )^2\Rightarrow 9x^2-18x+9=9-x \Rightarrow 9x^2 - 17x=0

A equação obtida é de 2° grau e voc~e pode resolver pela fórmula aquela. Ou, basta notar que é possível fatorar um x.

9x^2 - 17x=0 \Rightarrow x(9x-17)=0\Rightarrow \left\{\begin{matrix}
x=0\\ 
x=\frac{17}{9}
\end{matrix}\right.

Se x=0, a P.A. é \left \{ 3,0,-3 \right \}. Repare que escolhemos a raíz negativa de \sqrt{9-x} já que para ir de 3 a 0 é necessário subtrair 3 de 3. Assim, para calcular o 3° termo precisamos também subtrair 3 de 0 que dá -3.

Se x= \frac{17}{9} a P.A. é \left \{ \frac{10}{9},\frac{17}{9},\frac{8}{3} \right \}. Aqui, a razão é positiva.
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Re: Progressão Aritmética

Mensagempor tonypenizollo » Sex Jul 18, 2014 17:55

Agora sim eu entendi. Obrigado ! Ajudou bastante.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?