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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por kandara » Sex Abr 04, 2014 16:03
Gente eu comecei a estudar P.A hoje, não achei tão difícil e até gostei de fazer alguns exercícios! Mas tem um aqui que está me matando... E eu sinto que não é tão difícil assim... Pois bem, o enunciado é esse:
Eu tentei aplicar a fórmula da P.A nisso aí e ficou:
a1 = 4 (ele mesmo me deu a dica né)
an = ?
n = 250
r = (não sei se boto 1 que é o número de quadrados para cada quatro palitos, ou 4 que são os quatro palitos para cada quadrado)
Então com a fórmula:
an = a1+(n-1)r
ficou:
an = 4+(250-1).4 (primeira tentativa)
an= 4+ 996
an = 1000
Mas ele fez 1000 quadrados com 250 palitos? Isso não faz sentindo!
Então fiz a segunda tentativa:
an = 4+(250-1).1
an = 4+ 249
an = 253
De novo não faz sentido! Eu realmente não sei onde estou errando! Pode ser que o an não seja o que eu devo encontrar ou que devo fazer alguma conversão que eu não sei onde é, ou essa fórmula nem serve para o que eu preciso, mas queria que alguém me ajudasse com isto!
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kandara
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por Russman » Sáb Abr 05, 2014 01:06
Você começou bem! Apenas confundiu as notações para as quantidades. O número
é a quantidade de quadrados e o
é a quantidade de palitos usados para formar
quadrados.
Com 4 palitos a criança fez 1 quadrado. Então
. Agora, para fazer 2 quadrados ela teve de usar quantos palitos? Foram 7 palitos(basta contar na figura). Assim,
. Para 3 quadrados foram 10 palitos. Daí,
. Seguindo a progressão você, facilmente, percebe que devem ser acrescentados sempre mais 3 palitos a configuração anterior para obter-se mais um quadrado. Portanto,
.
Assim, a quantidade de palitos
para o
-ésimo quadrado é
.
Se a criança pretende usar
palitos, então formará
quadrados tal que
.
Logo,
.
Com
palitos a criança formará
quadrados.
"Ad astra per aspera."
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Russman
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por fabio muniz » Qui Out 23, 2008 16:14
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Estatística
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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