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Problema com palitos rs

Problema com palitos rs

Mensagempor kandara » Sex Abr 04, 2014 16:03

Gente eu comecei a estudar P.A hoje, não achei tão difícil e até gostei de fazer alguns exercícios! Mas tem um aqui que está me matando... E eu sinto que não é tão difícil assim... Pois bem, o enunciado é esse:

Imagem


Eu tentei aplicar a fórmula da P.A nisso aí e ficou:

a1 = 4 (ele mesmo me deu a dica né)
an = ?
n = 250
r = (não sei se boto 1 que é o número de quadrados para cada quatro palitos, ou 4 que são os quatro palitos para cada quadrado)

Então com a fórmula:

an = a1+(n-1)r

ficou:

an = 4+(250-1).4 (primeira tentativa)
an= 4+ 996
an = 1000

Mas ele fez 1000 quadrados com 250 palitos? Isso não faz sentindo!

Então fiz a segunda tentativa:

an = 4+(250-1).1
an = 4+ 249
an = 253

De novo não faz sentido! Eu realmente não sei onde estou errando! Pode ser que o an não seja o que eu devo encontrar ou que devo fazer alguma conversão que eu não sei onde é, ou essa fórmula nem serve para o que eu preciso, mas queria que alguém me ajudasse com isto!
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Re: Problema com palitos rs

Mensagempor Russman » Sáb Abr 05, 2014 01:06

Você começou bem! Apenas confundiu as notações para as quantidades. O número n é a quantidade de quadrados e o a_n é a quantidade de palitos usados para formar n quadrados.

Com 4 palitos a criança fez 1 quadrado. Então a_1 = 4. Agora, para fazer 2 quadrados ela teve de usar quantos palitos? Foram 7 palitos(basta contar na figura). Assim, a_2 = 7. Para 3 quadrados foram 10 palitos. Daí, a_3 = 10. Seguindo a progressão você, facilmente, percebe que devem ser acrescentados sempre mais 3 palitos a configuração anterior para obter-se mais um quadrado. Portanto, r=3.

Assim, a quantidade de palitos a_n para o n-ésimo quadrado é

a_n = 4+(n-1)*3 = 4 + 3n - 3 = 1+3n.

Se a criança pretende usar 250 palitos, então formará n quadrados tal que

a_{n} = 250.

Logo,

1 + 3*n = 250 \Rightarrow n = \frac{250-1}{3} = 83.

Com 250 palitos a criança formará 83 quadrados.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?