• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[PG infinita com trigonometria] ITA-SP

[PG infinita com trigonometria] ITA-SP

Mensagempor JKS » Qui Abr 11, 2013 01:54

preciso de ajuda,desde já agradeço!

Seja \theta um valor fixado no intervalo \left[0,\frac{\pi}{2} \right]. Sabe-se que a1=cotg \theta é o primeiro termo de uma PG infinita de razão q = {sen}^{2}\theta.A soma de todos os termos dessa progressão é :

gabarito : sec \theta.cossec \theta
JKS
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 13:13
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: [PG infinita com trigonometria] ITA-SP

Mensagempor e8group » Qui Abr 11, 2013 13:27

A fórmula da Soma dos infinitos termos de uma progressão geométrica é :

S_{\infty} = \frac{a_1}{1-q} .

Caso tenha curiosidade de como chegar nesta fórmula ,veja :

S_{\infty} = a_1 \cdot q^0 + a_2 \cdot q^1 + a_3 q^2 + \hdots + a_n \cdot q^{n-1} + \hdots .

Ou ainda de forma compacta ,

S_{\infty} =   \sum_{k=1}^{\infty} a_1 \cdot q^{k-1} .

Agora note que \sum_{k=1}^{\infty} a_1 \cdot q^{k-1}  =  \sum_{k=0}^{\infty} a_1 \cdot q^{k}  = q \cdot \sum_{k=0}^{\infty} a_1 \cdot q^{k-1} = q \cdot \left(\sum_{k=1}^{\infty} a_1 \cdot q^{k-1} + a_1 q^{-1}\right)  =

q \cdot S_{\infty} + a_1 .

Daí ,somando-se - q \cdot S_{\infty} em ambos membros , temos

S_{\infty} + (- q \cdot S_{\infty})  = q \cdot S_{\infty} + a_1 + ( - q \cdot S_{\infty}) = a_1 .

Como S_{\infty} + (- q \cdot S_{\infty}) = S_{\infty}(1 -q) ; desde que 1 - q \neq 0 ,ou seja , q \neq 1 . Podemos ,multiplicar ambos membros por 1/(1-q) obtendo ,


(**)   S_{\infty} = \frac{a_1}{1-q} .

Aplicação para o exercício :

Condições para aplicarmos a fórmula (**) :

Como foi dado que q = sin^2(\theta) e a_1 = cot(\theta) = \frac{cos(\theta)}{sin(\theta)} ,temos então que obrigatoriamente sin^2(\theta) \neq 1 e sin(\theta) \neq 0.

Assim , \theta é um valor fixado no intervalo \left(0,\pi/2\right) e não \left[0,\pi/2\right] .Com estas condições podemos aplicar a fórmula (**) ,segue

S_{\infty} = \frac{cot(\theta) }{1-sin^2(\theta) } que devido a sin^2(\theta) + cos^2(\theta) = 1 ,

S_{\infty} = \frac{cot(\theta) }{1-sin^2(\theta) } = \frac{cot(\theta) }{cos^2(\theta)} = \frac{1}{cos(\theta)} \cdot \frac{1}{sin(\theta)}  = sec(\theta) \cdot csc(\theta) .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando


Voltar para Progressões

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)