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Progressões

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Mensagempor Cleyson007 » Sáb Set 26, 2009 19:23

Boa noite!

Estou encontrando dificuldade em resolver o exercício abaixo...

--> Numa reserva florestal foram computados 3.645 coelhos. Uma determinada
infecção alastra-se de modo que, ao final do primeiro dia, há cinco coelhos
infectados e, a cada cinco dias, o número total de coelhos infectados triplica.
a) Determine a quantidade de coelhos infectados ao final do 21° dia. R= 405
b) Calcule o número mínimo de dias necessário para que toda a população de
coelhos esteja infectada. R= 21

Alguém pode me ajudar?

Até mais.
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Re: Progressões

Mensagempor Molina » Dom Set 27, 2009 18:02

Olá Cleyson.

Pelo enunciado no primeiro dia há 5 coelhos infectados e a cada cinco diz multiplicamos este valor por 3, então:

a)

1° dia: 5
multiplicando por 3:
6° dia: 15
multiplicando por 3:
11° dia: 45
multiplicando por 3:
16° dia: 135
multiplicando por 3:
21° dia: 405

Ou resolvendo por PG de razão 3:

a_n=a_1*q^{n-1}
a_5=5*3^4
a_5=405

b) Resolvemos por PG também:

a_n=a_1*q^{n-1}
3645=5*3^{n-1}
729=3^{n-1}
3^6=3^{n-1}
n=7

Note que 7 é o 7° dia da progressão (1, 6, 11, 16, ...)

Logo, o número mínimo de dias necessários para que todos os coelhos estejam infectados é 31

Confirma se não houve erro de digitação nesta b).


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Re: Progressões

Mensagempor Cleyson007 » Seg Set 28, 2009 18:34

Boa tarde Molina!

Eu também estou achando estranho a resposta do gabarito.. *-) (foi por esse motivo que resolvi postar a questão).

O gabarito deve estar errado :-O

Molina, obrigado pela ajuda!

Até mais.
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ITA: Progressão Aritmética

Mensagempor shirata » Seg Out 05, 2009 12:18

(ITA-SP) O valor de "n" que torna a sequencia (2 + 3n, - 5n, 1 - 4n) uma progressão aritmética pertence ao intervalo:

a) [-2, -1]
b) [-1, 0]
c) [0,1]
d) [1,2]
e) [2,3]

eu tentei fazendo 1-4n/-5n = -5n/2+3n . Pois sendo uma PA a razão deverá ser igualpara a divisão entre o termo seguinte pelo anterior.
Aí cheguei na equação 37n2 + 5n -2 = 0, mas não consegui nenhum dos intervalos
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?