por Aprendiz2012 » Sex Out 12, 2012 21:22
Da PG (-8, -16, -32, ..., an) calcule a soma dos 10 primeiros termos.
como fiz:
cheguei em q=2
portanto:

=- 8184
mas no gabarito está S10= 2728
2 elevado a 10 = 1024 - 1 = 1023 x -8 = -8184
não consigo identificar o erro
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por DanielFerreira » Sex Out 12, 2012 21:34
Sua resposta está correta!

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por Aprendiz2012 » Sex Out 12, 2012 22:12
Nossa.. então o meu gabarito está errado mesmo??
obrigado aí...=)
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por young_jedi » Sex Out 12, 2012 22:37
como o nosso amigo danjr5 ja mostrou sua resposta esta correta mais eu
acredito que oque esteja errado é a PG do enunciado
se ela fosse

resolvendo provavelmente voce chegara nesta resposta do gabarito
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por Aprendiz2012 » Ter Out 16, 2012 02:13
Obrigado mesmo... excelente..
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por replay » Ter Out 16, 2012 19:27
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por young_jedi » Ter Out 16, 2012 19:31
replay
voce pode sim fazer a distributiva dessa maneira
A unica coisa é que voce se esqueceu do denominador -1 nas duas primeiras passagens e colocou depois.
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por replay » Ter Out 16, 2012 19:36
young_jedi escreveu:replay
voce pode sim fazer a distributiva dessa maneira
A unica coisa é que voce se esqueceu do denominador -1 nas duas primeiras passagens e colocou depois.
Não sei se é recomendando mas as vezes faço isso pra poupar espaço.
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por young_jedi » Ter Out 16, 2012 19:44
se voce consegue entender tudo o que esta sendo feito, e quiser separar a equação por partes não vejo problema nenhum, a questão é que as vezes agente acaba esquecendo de algo que foi deixado de fora antes e ai acaba não fazendo o exercicio direito, outra coisa é que fazendo todos os passos certinho fica facil de alguem de fora acompanhar, alem do que quando voce se acustuma a fazer as coisas de um jeito informal depois quando tem que fazer de maneira formal acaba tendo dificuldade.
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por replay » Ter Out 16, 2012 19:46
Vou fazer completo, valeu pela dica. É que sou meio relaxado mesmo.
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por Aprendiz2012 » Sex Out 19, 2012 02:46
é caras.. meu cérebro por exemplo não funciona direito na questão de organização, se eu não colocar todos os detalhes.. sempre esqueço depois... no meu caderno coloco até as contas com detalhes adicionais e explicações com palavras.. mas como você está na internet, certamente quis poupar digitação.
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Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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