por livio isbrecht » Sex Jan 06, 2012 21:44
Boa noite, prestei concurso publico e caiu esta questão, que até agora não consegui resolver
Um funcionario de uma repartição pública deixa seu carro num estacionamento que cobra R$ 3,00 a primeira hora, e a partir da 2a. hora ( cujo valor é R$ 2,00) até a 12a. ( cujo valor é R$ 0,50) os preços diminuem em p.a.. Sabendo que este funcionário
deixou seu carro durante as 6h. do expediente, quanto ele gastará?
Primeiro os dados:
A1= 3
A2=2
A12= 0,50
n=12
r=?
An=a1+n-1.r
0,50=3+12-1.r
0,50=14.r
0,50:14=r
0,035714= R????????????
Claro que não dará certo porque a razao de a1 para a2 é 1.
Tentei fazer contando a1 como 2, até 0,50 também não dá certo
An=A1+n-1.r
0,50=2+12-1.r
0,50=13.r
0,50:13 = r
0,03846=r ????????????
Fui escrevendo a p.a. e chutando razões até descobrir que 0,15 fecha certo até A12, e A6= 1,40. Gostaria que me ajudassem a descobrir onde estou errando, porque já quebrei a cabeça e tentei de vária s formas
usando as fórmulas de soma e a escrita acima não consegui achar a razão e consequentemente a soma
Grato pela atenção
-
livio isbrecht
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sex Jan 06, 2012 21:13
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: geral
- Andamento: formado
por Arkanus Darondra » Sex Jan 06, 2012 22:43
Como o valor da 1ª hora é fixo ele não entra na P.A.
Sendo assim, tente fazer considerando R$ 2,00 como sendo o 1º termo da P.A, e, consequentemente, R$ 0,50 como sendo o 11º.
livio isbrecht escreveu:Claro que não dará certo porque a razao de a1 para a2 é 1.
Tentei fazer contando a1 como 2, até 0,50 também não dá certo
An=A1+n-1.r
0,50=2+12-1.r
0,50=13.r
0,50:13 = r
0,03846=r ????????????
Note que você quase chegou ao pensamento correto.
Além disso, note que

e sim

-
Arkanus Darondra
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 187
- Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Jan 07, 2012 19:52
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por Arkanus Darondra » Sáb Jan 07, 2012 20:55
-
Arkanus Darondra
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 187
- Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por DanielFerreira » Sáb Jan 07, 2012 21:16
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
por livio isbrecht » Dom Jan 08, 2012 17:45
Obrigado pela ajuda, foi de grande valia! Muito obrigado a todos!
-
livio isbrecht
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sex Jan 06, 2012 21:13
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: geral
- Andamento: formado
por DanielFerreira » Dom Jan 08, 2012 17:49
ok.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
-
DanielFerreira
- Colaborador - em formação

-
- Mensagens: 1732
- Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
- Localização: Mangaratiba - RJ
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
- Andamento: formado
-
Voltar para Progressões
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- resultado diferente - PG
por jose henrique » Qui Set 30, 2010 23:50
- 4 Respostas
- 3081 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Ter Out 05, 2010 01:18
Progressões
-
- Regra de 3 diferente
por c_zaidan » Qua Dez 08, 2010 17:51
- 2 Respostas
- 3346 Exibições
- Última mensagem por c_zaidan

Qua Dez 08, 2010 19:46
Álgebra Elementar
-
- [Limite]de sen(x)/x = 1 só se x diferente de ...
por marcosmuscul » Qui Mar 28, 2013 20:34
- 3 Respostas
- 2709 Exibições
- Última mensagem por marcosmuscul

Sex Mar 29, 2013 14:00
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- gabarito diferente da resposta
por jose henrique » Ter Out 12, 2010 01:10
- 2 Respostas
- 2038 Exibições
- Última mensagem por jose henrique

Seg Out 25, 2010 21:45
Funções
-
- resultado diferente da resposta
por natanskt » Seg Dez 06, 2010 13:39
- 1 Respostas
- 2097 Exibições
- Última mensagem por Elcioschin

Seg Dez 06, 2010 14:01
Binômio de Newton
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.