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Progressão Aritmética

Progressão Aritmética

Mensagempor lara_nsantos » Qua Dez 04, 2013 22:08

Dois amigos X e Y treinam para uma competição, numa mesma pista de corridas e partem
de um mesmo ponto, mas, quando X começa a correr, Y já percorreu 121 metros.
Sabe-se que Y corre a uma velocidade constante, percorrendo 2,5 metros a cada segundo.
Para alcançá–lo rapidamente, X usa a estratégia de percorrer 2 metros no 1º segundo; 2,1 metros no 2°segundo; 2,2 metros no 3°segundo, e assim, sucessivamente,
aumentando 0,1 metro a cada segundo.
Dessa forma, o tempo de corrida necessário para X alcançar Y é de
01) 45 segundos.
02) 55 segundos.
03) 01 minuto e 05 segundos.
04) 01 minuto e 15 segundos.
05) 01 minuto e 25 segundos.
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Re: Progressão Aritmética

Mensagempor Russman » Qui Dez 05, 2013 00:58

Amigos X e Y? Hahah. Achei engraçado. Enfim...

Vamos usar a variável t como o instante de tempo em que,convenientemente, o amigo X se encontra na posição x(t) e o amigo Y na posição y(t).

lara_nsantos escreveu:Sabe-se que Y corre a uma velocidade constante, percorrendo 2,5 metros a cada segundo.


Sem dificuldades podemos escrever y(t) = y(t=0) + 2,5t onde y(t=0) é a posição do amigo Y no intante que começamos a contar o tempo(t=0).

lara_nsantos escreveu:Para alcançá–lo rapidamente, X usa a estratégia de percorrer 2 metros no 1º segundo; 2,1 metros no 2°segundo; 2,2 metros no 3°segundo, e assim, sucessivamente, aumentando 0,1 metro a cada segundo.


É fácil, novamente, perceber que este movimento é o uniformemente acelerado. Também, pelo título deste tópico, podemos tomar os deslocamentos \Delta x(t) = x(t) - x(t-1) como uma progressão aritmética de razão 0,1 com a qual, para calcular o deslocamento total x(t) - x(0) do amigo X, devemos somar todos os deslocamentos sucessivos. Faz sentido, não?
Pois bem, sabendo que se trata de uma P.A., os deslocamentos \Delta x(t) devem obedecer a seguinte expressão:

\Delta x(t) = \Delta x(1) + 0,1.(t-1)

( A famosa a_n = a_1 + (n-1)r, ok?)

Agora, a soma destes deslocamentos nos dará a posição x(t) do amigo X no instante t. Lembrando que S_n = \frac{n(a_1 + a_n)}{2} então para o nosso problema escrevemos

x(t) - x(0) =  \frac{t(\Delta x(1) + \Delta x(t))}{2} = \frac{t(\Delta x(1) + \Delta x(1) + 0,1.(t-1))}{2} =
= t \Delta x(1) + \frac{0,1t^2}{2}-\frac{0,1t}{2} = t\left ( \Delta x(1) - \frac{0,1}{2} \right ) + \frac{0,1t^2}{2}

e esta é a ( se você lembrar das aulas da Física) equação do movimento uniformemente acelerado. Para nos convencermos de qe a expressão deve estar certa note que o amigo X, segundo nossa expressão, parte de x(0)=0(façamos assim para simplificar as contas) com velocidade inicial diferente de zero. Isto, é, ele estará correndo, como se esperava! Ainda, para t=1 temos x(1) = 2 como desejado.

lara_nsantos escreveu:de um mesmo ponto, mas, quando X começa a correr, Y já percorreu 121 metros.


Isto nos diz que devemos tomar y(t=0) = 121, pois tomamos x(t=0) = 0.

Assim, temos as duas equações de movimento e para calcular qual o tempo de encontro basta calcular para qual valor de t que x(t) = y(t). Faz sentido, não? Se vão se encontrar devem , necessariamente, ocupar a mesma posição!

Resolvendo:

t\left ( \Delta x(1) - \frac{0,1}{2} \right ) + \frac{0,1t^2}{2} =  y(t=0) + 2,5t
1,95t + 0,05t^2 = 121 + 2,5t
0,05t^2 -0,55t-121=0

Esta equação de 2° grau tem soluções reais distintas. Isso significa que o ponto de encontro existe e não é único: existem dois instantes que ocorre o encontro dos amigos. As soluções são t=-44 ou t=55. Porém, como estamos interessados em acontecimentos futuros, isto é, soluções com t>0, nos resta crer que os amigos se encontrarão em t=55 segundos(medimos a distância em metros e a velocidade em m/s)!

É fácil verificar que a posição de encontro será 258,5 metros substituindo t=55 em qualquer das duas equações de movimento.

ok? (;
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Re: Progressão Aritmética

Mensagempor lara_nsantos » Qui Dez 05, 2013 12:34

Valeu, mt agradecida :)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?