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trigonometria

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Mensagempor Cleyson007 » Qua Set 24, 2008 19:44

Olá Fábio, tudo bem? Estou com uma dúvida e gostaria mais uma vez de sua ajuda.
A questão é a seguinte:
Resolva as equações trigonométricas determinando inicialmente a solução para 0\leq x \leq 2\pi.
a) sen x > \frac{- \sqrt[]{3}}{2}
b) sen x < \frac{\sqrt[]{3}}{2}
Eu resolvi a letra "A" da seguinte maneira: sen x > -\frac{\sqrt[]{3}}{2} = sen x > -\frac{\pi}{3}
\pi + \frac{\pi}{3}= \frac{4\pi}{3} e 2\pi - \frac{\pi}{3}= \frac{5\pi}{3}. Daí o conjunto verdade é:
V={x \in R/ \frac{4\pi}{3} + K.2\pi<x<\frac{5\pi}{3}}
Na letra "B" eu resolvi bem assim: sen x < \frac{\pi}{3}
\pi - \frac{\pi}{3}= \frac{2\pi}{3}
O conjunto verdade é: V= {\frac{\pi}{3} + K.2\pi > x <\frac{2\pi}{3}
Está correta a minha resolução? Ajude-me por favor. Muito obrigado!
A Matemática está difícil? Não complica! Mande para cá: descomplicamat@hotmail.com

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Cleyson007
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Re: trigonometria

Mensagempor Sandra Piedade » Ter Set 30, 2008 08:19

Olá Cleyson007!

Não sou o Fábio, e acabei mesmo agora de me registar; como entretanto já vi que qualquer um pode ajudar, mas sem resolver o exercício, e como eu gosto muito de ajudar, vou tentar, se depois o Fábio entender que o deve fazer, responderá a seguir, penso eu.

Vi a sua resolução da letra A e, se não me engano, há um pequeno erro que faz com que o conjunto verdade esteja ao contrário... Ora tente substituir um elemento do seu conjunto e ver se verifica a inequação (essa é uma forma prática de ver se um exercício deste tipo poderá estar correcto ou não, embora não seja suficiente). Depois de experimentar, diga o que concluiu e tente descobrir o seu erro. Não sei se no Brasil se aprende a ver o círculo trigonométrico, mas se souber, tente usa-lo para descobrir o seu erro.

Na resolução da letra B o raciocínio é idêntico. Diga depois como ficou, ok? Bom estudo!
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Sandra Piedade
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Re: trigonometria

Mensagempor admin » Ter Set 30, 2008 19:08

Olá Cleyson!

Olá Sandra, boas-vindas e obrigado por ajudar!

Cleyson, siga a dica com o apoio do círculo trigonométrico para raciocinar sobre a coerência dos intervalos obtidos.
Bons estudos!
Fábio Sousa
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?