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Problema Elementar de Cossenos

Problema Elementar de Cossenos

Mensagempor ronneysantos » Dom Mar 27, 2011 21:05

Srs,

Sou novo no forum e este é meu primeiro post. Espero poder ajudar e ser ajudado.

Bem, estou com um problema e sei que o resultado é Zero. Entretanto não sei como manupular isso com alguma Lei ou Fórmula que, de tal forma, consiga achar o resultado. Imagino que seja fácil mas nunca ví exercício do tipo.

y=cos^210°-cos^220°+cos^280°-cos^270°

Muito obrigado a todos.

Ronney
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Re: Problema Elementar de Cossenos

Mensagempor Molina » Dom Mar 27, 2011 21:40

Boa noite, Ronney.

Bem-vindo e obrigado por confiar no site.

Para sua questão, basta usar uma simples relação trigonométrica em dois dos quatro cossenos. A relação é:

cos(90- \alpha) = sen \alpha

Faça esta transformação que você encontrará algum do tipo de cos^2 \theta + sen^2 \theta.


Tente fazer e caso não consiga resolver avise que ajudaremos de novo.


Bom estudo :y:
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Re: Problema Elementar de Cossenos

Mensagempor ronneysantos » Dom Mar 27, 2011 22:44

Sr. Molina,

Fico muito grato pela ajuda. Estou ainda mais contente pelo fato de não ter dado a resposta e sim a ferramenta.

Vou tentar aqui e qualquer coisa volto a postar comentarios.

Muito Obrigado.
ronneysantos
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Re: Problema Elementar de Cossenos

Mensagempor Molina » Ter Mar 29, 2011 20:52

ronneysantos escreveu:Sr. Molina,

Fico muito grato pela ajuda. Estou ainda mais contente pelo fato de não ter dado a resposta e sim a ferramenta.

Vou tentar aqui e qualquer coisa volto a postar comentarios.

Muito Obrigado.


E ae, conseguiu?
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Re: Problema Elementar de Cossenos

Mensagempor ronneysantos » Qui Mar 31, 2011 09:18

É Sr. Molina, tô vendo que vc gente boa pra caramba.....

Vamos lá:

Bem, fiz a aplicação da propriedade que vc havia mensionado e ficou assim:

y= cos10*sen80-cos20*sen70+cos80*sen10-cos70*sen20

Só que daí como é possível fazer os "cortes" , sendo tal situação? Lembrando que todos na formula vão se cancelar pois o resultado final é Zero.

Obrigado,

Ronney
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Re: Problema Elementar de Cossenos

Mensagempor FilipeCaceres » Qui Mar 31, 2011 10:13

Observe que:
cos(90-80)=sen10

Logo,
cos^2(90-80)=sen^210

Analogamente temos,
cos(90-70)=sen20

Portanto,
cos^2(90-70)=sen^220

O resto deixo por sua conta.

Espero ter ajudado.
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Re: Problema Elementar de Cossenos

Mensagempor ronneysantos » Qui Mar 31, 2011 10:59

Agora foi....

Muito Obrigado, consegui resolver.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?