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Lei do seno e cosseno

Lei do seno e cosseno

Mensagempor renataf » Sex Dez 03, 2010 11:06

A medida da soma dos lados AC e BC do triângulo a seguir é:

a) 14,2
b) 6
c) 8( resposta)
d) 2 V3 +6 (2 raiz de 3)
e) 16,2

Eu fiz primeiro pela lei do seno e achei lado BC=6 ai fiz p/ lei do cosseno e achei AC= 6+V108/2. Já fiz e refiz p/ ver se eu tinha errado algum calculo e nada chega proximo da respota. Por favor, se alguém puder me ajudar.
Anexos
triangulp.jpg
Desenho do triangulo
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Re: Lei do seno e cosseno

Mensagempor Elcioschin » Sex Dez 03, 2010 11:55

AB/sen30º = BC/sen45º ----> 3*V2/(1/2) = BC/(V2/2) ----> BC = 6

AC = AB*cos45º + BC*cos30º ----> AC = (3*V2)*(V2/2) + 6*V3/2 ---> AC = 3 + 3*V3

AC + BC = 9 + 3*V3 ----> AC + BC ~= 14,2
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Re: Lei do seno e cosseno

Mensagempor renataf » Sex Dez 03, 2010 21:10

Então o gabarito está errado?
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Re: Lei do seno e cosseno

Mensagempor Lorettto » Sáb Dez 04, 2010 22:08

Seu gabarito não está errado. Você estava no caminho certo ao fazer a lei dos senos. Acompanhe com o seu desenho :
SENDO Y O SEGMENTO BC E X O SEGMENTO AC .

y / sen 45º = 3V2 / sen 30º => 1/2 y = 3V2.(V2/2) => 1/2 y = 3.V4/2

1/2 y = 3 => y = 6

Agora que temos o valor do y (BC) = 6 e sabendo-se que a soma dos ângulos do triângulo é 180º , como temos 45º e 30º , restará 105º para 180º. Assim;

X / sen 105º = 6 / sen 30º -----------> CHAMAREMOS ESSA EQUAÇÃO (LEI DOS SENOS) DE ESTRELINHA ( * )

Vamos calcular o valor do x, usando uma relação trigonométrica :

Sen 105º = sen ( 60º + 45º ) = sen 60º. cos 45º + sen 45º . cos 60º = V2 / 2

Substituindo o seno calculado, na equação ESTRELINHA ( * ) TEREMOS :

X / V2 / 2 = 6 / 1/2

X = 3. V2 / 2

Como 3.V2 / 2 é aproximadamente 2,1213 temos :

Y + X = BC + AC = 6 + 2,1213.. Aproximadamente 8 .
Alternativa C.
Abraço do Loreto.
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Re: Lei do seno e cosseno

Mensagempor renataf » Seg Dez 06, 2010 10:14

Eu não tendendi ali como vc chego em V2/2 como sen 105. Pq eu cheguei em V6/4 + V2/4. Tentei tirar o 6 daraiz, mas vai ficar V3.2. Como vc fez?
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Re: Lei do seno e cosseno

Mensagempor Elcioschin » Seg Dez 06, 2010 14:23

Renata

O seu cálculo de sen105º está corretíssimo. Isto significa que o cálculo do Loretto está equivocado.

De qualquer maneira é perda de tempo calcular este sen105º.

Veja que a minha solução original está correta e nem precisou disto. Isto significa que o seu gabarito está errado.
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Re: Lei do seno e cosseno

Mensagempor renataf » Seg Dez 06, 2010 16:12

Ok então. Obrigado a vcs dois por se disporem a resolver o exercicio!
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Re: Lei do seno e cosseno

Mensagempor Lorettto » Sáb Dez 11, 2010 01:17

Renata, a resposta do Elcioschin não está errada não, me desculpe, mas eu cometi um erro "FATAL" na hora que fazer a lei dos senos, você precisa pegar sempre o ângulo oposto. Me desculpe mesmo, mas todo resto da minha resposta está correta. Eu achei o valor do ângulo de 105º fazendo a " soma de arcos ".
Não sei se você entendeu minha resolução, mas vou postar novamente como deveria ter feito antes, sem nenhum erro.

Sejam:

A = 30º
B = 45º
C = 180-30-45 = 105º
a = 3?2

Aplicando a Lei dos Senos, teremos:

a/sen A = b/sen B = c/sen C

(3?2)/sen 30º = b/sen 45º ? (3?2)/(1/2) = b/(?2/2) ? (6?2) = 2b/(?2) ? (6?2) = (?2)b ?

? 6 = b

então, aplicando novamente a Lei dos senos para encontrar o lado "c":

(3?2)/sen 30º = c/sen C

(3?2)/sen 30º = c/sen 105º ? (3?2)/(1/2) = c/sen (180-105) ? 6?2 = c/sen(75º) ?

? 6?2 = c/sen(30+45) ? 6?2 = c/[sen30*cos45 + sen45*cos30] ? 6?2 = c/[(1/2)*(?2/2) + (?2/2)*(?3/2)] ?

? 6?2 = c/[(?2/4) + (?6/4)] ? 6?2 = c/[(?2+?6)/4] ? (6?2)[(?2+?6)/4] = c ?

? [(6*2+12?3)/4] = c ? [(12+12?3)/4] = c ? [(3+3?3)] = c

Somando b+c, teremos:

b+c = 6 + [(3+3?3)] = 9 + 3?3

para um valor aproximado, vamos considerar ?3 = 1,73

9+3?3 = 9+3*1,73 = 14,19

Resposta: Alternativa A.........( Correção feita por Magma ) .

Não sei se você entendeu, mas se tiver alguma dúvida, por favor, volte a perguntar. Se você observar na outra resolução, eu acabei pegando o ângulo de 30º ao invés de pegar o ângulo de 45º .
Existe uma outra forma de resolver esse exercício, mas vem de conhecimento prévio sobre algumas coisas. Essa outra resolução não é minha, e como foi apenas comentada, também não entendi completamente. Se a autora da resposta me explicar corretamente, posto aqui pra você.
Preciso dizer que o autor não foi muito feliz ao fazer o segmento AC como base, a rotação do triângulo facilitaria melhor visualização na resolução, enfim, quero dizer que esse seu exercício me trouxe outras indagações.
Um beijão, Loreto.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?