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Por Deus, ajuda aqui!

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Mensagempor zenildo » Ter Mai 31, 2016 09:50

Essa questão tentei fazer por Pitágoras e depois fiz algumas manipulaçoes com a relação fundamental. Contudo, não deu nada certo. Poderia esclarecer como devo fazer?
Anexos
Screenshot_2016-05-31-08-46-55.png
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Re: Por Deus, ajuda aqui!

Mensagempor Ana Cotrim » Qui Jun 02, 2016 05:50

Acho que e bom fazeres um esboco do grafico que te e dado ai como por exemplo desenhar o criculo trigonometrico e nesse caso destacar o 1 quadrante. E de reparar tambem que nessa regiao pede cos<1/5 logo (caso consiga usar calculadora) faca cos^-1(que se encontra na calculadora como uma tecla secundaria) e veja o valor em graus (de lembrar que neste caso a calculadora tem de estar em "deg") e pintar o grafico nessa zona. Assim consegue ver em que zona o teta se encontra e assim consegue resolver o exercicio.
Outra alternativa se conseguir vizualizar e so meter o cos^-1 na calculadora ver o valor e responder.
Espero ter sido esclarecedora.
Neste caso a mim esta a dar-me um angulo de 78 graus logo o teta esta entre 75 e 90.
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Re: Por Deus, ajuda aqui!

Mensagempor adauto martins » Qui Jun 02, 2016 19:22

0\preceq cos\theta \prec (1/5)\Rightarrow arccos 0\preceq arccos(cos\theta) \prec arccos(1/5)\prec arccos(1/2)\Rightarrow 0\preceq \theta \prec 30...
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Re: Por Deus, ajuda aqui!

Mensagempor adauto martins » Sex Jun 03, 2016 11:55

uma correçao:
a funçao arcosseno no intervalo(0,\pi/2) é decrescente,logo:
0\preceq cos\theta \prec 1/5\prec 1/2\Rightarrow arcos0\succeq arc(cos \theta) \succ arcos(1/2)\Rightarrow 90\preceq \theta \prec 60...temos q. {sen\theta}^{2}+{(1/5)}^{2}=1\Rightarrow sen\theta=2.\sqrt[]{6}/5\simeq 0.98\succ 0.96 =sen(75)\Rightarrow sen\theta \succ sen75\Rightarrow arcsen\theta\prec arcsen75\Rightarrow \theta\prec75,logo resolvendo as inequaçoes teremos:60\prec \theta \prec 75...
ps-aqui usei os valores de sen75,q. pode ser calculado usando pitagoras,pra encurtar o caminho usei os valores calculados...
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Re: Por Deus, ajuda aqui!

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Jun 04, 2016 23:37

Fazendo uso da calculadora, temos que \boxed{75^o < \theta < 90^o}. Pois,

\\ \cos \theta < \frac{1}{5} \\\\ \arccos \frac{1}{5} < \theta \\\\ \arccos 0,2 < \theta \\\\ 78,4^o < \theta \\\\ \theta > 78,4^o

Ana, repare que \cos 78^o > \frac{1}{5}. Portanto, o ângulo não pode ser 78º.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?