• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Trigonometria no triângulo retângulo]

[Trigonometria no triângulo retângulo]

Mensagempor Victor985 » Ter Nov 19, 2013 08:38

(Mauá-SP) Para obter a altura H de uma chaminé, um engenheiro, com um aparelho especial, estabeleceu a horizontal AB e mediu os ângulos ? e ?, tendo a seguir medido BC = h. Determine a altura da chaminé.

Triângulo.png
Triângulo.png (11.43 KiB) Exibido 3776 vezes


Nessa questão, li o enunciado várias vezes, mas infelizmente eu não sei nem como começar a resolvê-la.
Victor985
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Nov 02, 2013 12:06
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: [Trigonometria no triângulo retângulo]

Mensagempor Pessoa Estranha » Ter Nov 19, 2013 17:26

Olá!

O que pode estar dificultando é a falta de números, isto é, a resposta será dada em função de "letras" mesmo. Bem, neste exercício, podemos usar as funções da trigonometria. Assim:

Primeiro, precisamos notar que os triângulos ABD e ABC apresentam o lado AB em comum, o que já é um boa "ferramenta". Daí, se aplicarmos TANGENTE para os ângulos \alpha e \beta, teremos:

\Delta ABD \rightarrow tg\beta = \frac{DB}{AB}

\Delta ABC \rightarrow tg\alpha = \frac{BC}{AB}

Agora, notemos que DC = DB + BC \rightarrow H = DB + h.

Assim, se fizermos tg\alpha + tg\beta = \frac{DB + BC}{AB} = \frac{H}{AB} = \frac{DB + h}{AB}.

A partir deste ponto, podemos obter várias respostas, dependendo de quais são as variáveis as quais a resposta deve estar em função. Neste exercício, parece que a resposta deve estar em função de H, h, \alpha, \beta e AB, pois estes foram dados. Então, podemos escrever:

AB(tg\alpha + tg\beta) = H

Bem, note que h não está explicitamente na resposta, mas talvez fazendo algumas manipulações algébricas o teríamos. Contudo, não necessariamente todos os elementos dados estão de forma explicita na resposta. Em todo caso, espero que esta seja a resposta correta; você a tem ?

Bom, espero que tenha ajudado. Mesmo que a resposta não esteja desta forma, acho que o raciocínio deve ajudar um pouco. :y:
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: [Trigonometria no triângulo retângulo]

Mensagempor Pessoa Estranha » Ter Nov 19, 2013 17:29

OBS.: Usei tangente, pois estou considerando que trata-se de triângulos retângulos.
Pessoa Estranha
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 16:43
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Trigonometria

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?