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Inequação Trigonométrica

Inequação Trigonométrica

Mensagempor Rafael16 » Qui Mai 23, 2013 21:28

Boa noite!
Resolva, no intervalo 0\leq x \leq pi, a inequação cos(2x) + 2cos^2x \leq 0.

Tentei resolver da seguinte maneira (que nem sei se estou no caminho certo :-P ):

cos(2x) + 2cos^2x \leq 0

Transformei cos(2x) em produto:

2.cos(x) + 2cos^2(x) \leq 0

2.cos(x) . [1 + cos(x)] \leq 0

Cheguei nessa inequação produto, e tentei fazer o procedimento igual numa inequação produto comum (transformar cada fator em função, achar as raízes e '"jogar" as raízes na reta pra fazer o jogo de sinais)

A raíz de 2cos(x)=0 é x=pi/2 e a raíz de 1 + cos(x) = 0 é x= pi

Mas na hora de colocar na reta me confundi.
Como que faço esse trem? :-D

Resposta:
S= {x\in R|\frac{pi}{3} \leq x \leq \frac{2.pi}{3}}
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Re: Inequação Trigonométrica

Mensagempor Molina » Qui Mai 23, 2013 21:55

Boa noite, Rafael.

Não entendi muito bem essa sua transformação, pois cos(2x) = cos^2x - sen^2x. Assim:

cos(2x) + 2 cos^2x \leq 0

cos^2x - sen^2x + 2 cos^2x \leq 0

3cos^2x - sen^2x \leq 0

3cos^2x \leq sen^2x

3 \leq \frac{sen^2x}{cos^2x}

3 \leq tg^2x}

... Talvez assim saia! :y:
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Re: Inequação Trigonométrica

Mensagempor Rafael16 » Qui Mai 23, 2013 23:07

Valeu Molina!

Então tg(x)\geq \sqrt[]{3} tem como solução \frac{pi}{3} \leq x < \frac{pi}{2} ou \frac{4.pi}{3} \leq x < \frac{3.pi}{2}.
Então a resposta esta errada, né?


Molina escreveu:Não entendi muito bem essa sua transformação, pois cos(2x) = cos^2x - sen^2x.


Fiz assim:
cos(a + b)=2.cos(\frac{a+b}{2}).cos(\frac{a-b}{2})

cos(x + x)=2.cos(\frac{x+x}{2}).cos(\frac{x-x}{2})

cos(2x)=2.cos(x)

Esta certo assim também?
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Re: Inequação Trigonométrica

Mensagempor Molina » Qui Mai 23, 2013 23:20

Boa noite.

Vou tentar resolver sem utilizar tangente, pois em \frac{\pi}{2} ela não está definida, como você salientou. Mas observe que este ponto é uma solução da inequação. Volto a fazer contato em breve.

:y:
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Re: Inequação Trigonométrica

Mensagempor Molina » Qui Mai 23, 2013 23:31

Boa noite.

Com algo parecido não precisamos de tangente:

cos(2x) + 2 cos^2x \leq 0

cos^2x - sen^2x + 2 cos^2x \leq 0

3cos^2x - sen^2x \leq 0

3cos^2x - (1 - cos^2x) \leq 0

3cos^2x - 1 + cos^2x \leq 0

4cos^2x \leq 1

cos^2x \leq \frac{1}{4}

:y:
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Re: Inequação Trigonométrica

Mensagempor Rafael16 » Sex Mai 24, 2013 00:16

Obrigado Molina!
Então a forma que você resolveu na primeira resolução (com tangente) esta errada?
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Re: Inequação Trigonométrica

Mensagempor Molina » Sex Mai 24, 2013 00:20

Rafael16 escreveu:Obrigado Molina!
Então a forma que você resolveu na primeira resolução (com tangente) esta errada?


Está sim, pois eu passei o cosseno dividindo e ele poderia ser 0, o que não pode na matemática. :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?