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problema na conclusão/resoluçao da resposta

problema na conclusão/resoluçao da resposta

Mensagempor gabrielgdr » Qua Set 09, 2009 17:53

Exercicio: Rosolva, no intervalo0\leq x < 2\Pi, a equação: {sen}^{2}x + sen x = 0. Resposta: S={{0, \Pi, \frac{2\Pi}{3}}

Como tentei resolver:
{sen}^{2}x + sen x = 0
({senx})^{2} + sen x = 0
senx.senx+senx=0
senx(senx + 1) = 0
Raciocinio:
Uma multiplicação dando 0, então senx = 0 ou senx + 1 = 0.*
O seno vale zero em 0º (0) e em 180º (\Pi).
OU o: senx + 1 = 0
senx = -1
O seno de 270º (\frac{2\Pi}{3}), vale -1
O problema ocorre agora, como pensei em esse ou aquele vale zero *, não sei qual é o conjunto solução pois ambos podem zerar um dos termos.
Na verdade acho que o raciocinio (esse ou aquele vale zero) foi meio automatico e não sei pq estou fazendo ele, se houver outras formas de solucionar o problema, pode ser que clareie as minhas ideias.

Grato pela atenção,
Inté.
gabrielgdr
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Re: problema na conclusão/resoluçao da resposta

Mensagempor Molina » Qua Set 09, 2009 18:46

gabrielgdr escreveu:Exercicio: Rosolva, no intervalo0\leq x < 2\Pi, a equação: {sen}^{2}x + sen x = 0. Resposta: S={{0, \Pi, \frac{2\Pi}{3}}

Como tentei resolver:
{sen}^{2}x + sen x = 0
({senx})^{2} + sen x = 0
senx.senx+senx=0
senx(senx + 1) = 0
Raciocinio:
Uma multiplicação dando 0, então senx = 0 ou senx + 1 = 0.*
O seno vale zero em 0º (0) e em 180º (\Pi).
OU o: senx + 1 = 0
senx = -1
O seno de 270º (\frac{2\Pi}{3}), vale -1
O problema ocorre agora, como pensei em esse ou aquele vale zero *, não sei qual é o conjunto solução pois ambos podem zerar um dos termos.
Na verdade acho que o raciocinio (esse ou aquele vale zero) foi meio automatico e não sei pq estou fazendo ele, se houver outras formas de solucionar o problema, pode ser que clareie as minhas ideias.

Grato pela atenção,
Inté.


Boa tarde, Gabriel.

Pelo o que pude entender sua dúvida não é sobre trigonometria e sim na parte da multiplicação que o resultado é 0. Certo? Pelo o que vi todas as passagens trigonométricas são válidas.

Sobre senx(senx + 1) = 0 \Leftrightarrow senx=0 ou senx + 1 = 0 isso também é uma propriedade válida. Pois, dado o produto de dois números A e B e o resultado é igual a zero, tem-se que ou A é 0, ou B é 0, ou ambos são 0.


Não sei se era bem isso sua dúvida.

Aguardo seu comentário.

Bom estudo, :y:
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Re: problema na conclusão/resoluçao da resposta

Mensagempor gabrielgdr » Qua Set 09, 2009 19:37

molina escreveu:
Sobre senx(senx + 1) = 0 \Leftrightarrow senx=0 ou senx + 1 = 0 isso também é uma propriedade válida. Pois, dado o produto de dois números A e B e o resultado é igual a zero, tem-se que ou A é 0, ou B é 0, ou ambos são 0.


Olá Molina,

Tinha duvida se a propriedade era valida, e vc me reforçou que ela é.

Entretanto o que estou tendo mais dificuldade acho que é na interpretação do resultado obtido. Verifico que o 0º,180º e 270º zeram a equação então... (da uma pane)... como chego desse ponto para o conjunto solução? É só por esse motivo, de zerarem a equação, deixando ela verdadeira, ou seja, 0=0?

Desculpe mesmo pessoal é que tenho certa dificuldade em matematica e gostaria de ter consciencia do que estou fazendo.

Inté.
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Re: problema na conclusão/resoluçao da resposta

Mensagempor Molina » Qua Set 09, 2009 20:37

Vamos lá, Gabriel.

Do enunciado sen^2x+senx=0 podemos passar o senx para o outro lado ficando:

sen^2x=-senx

Certo?

Ou seja, queremos obter os valores de x para que o sen^2x seja igual a -senx, no intervalo dado.

Fiz as funções graficamente e veja os pontos que elas se interceptam...

ajudamtm.JPG


Espero ter ajudado, :y:
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Re: problema na conclusão/resoluçao da resposta

Mensagempor gabrielgdr » Qui Set 10, 2009 11:36

Molina,

Vc foi mais claro que o sol :idea: , pelo menos para mim que pois sou bastante visual. :)

Grato pela atenção e dedicação. Problema resolvido!!!

Inté.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?