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por tuffy1 » Sáb Ago 25, 2012 18:35
Olá alguem poderia responder este exercicio eu estou com duvida e meu professor só enrola quando vou pergunta-ló.
Num triângulo retângulo um cateto mede 15cm e a hipotenusa mede 17 cm. Calcule o seno cosseno e a tangente do maior ângulo agudo desse triângulo.
Um avião levanta vôo de B e sobre fazendo um ângulo constante de 15º com a horízontal. A que altura estará e qual a distância percorrida, quando alcança a vertical que passa por uma igreja A situada a 2 km do ponto de partida?
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tuffy1
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por e8group » Sáb Ago 25, 2012 20:32
Vou postar as diretrizes ,com base nisso reflita e conclua o exercício .
Considere o triângulo ABC , onde :
Ângulos agudos opostos aos segmentos |AB| e |BC|
.
Soulução :
Aplicando Teorema de Pitágoras em ABC,
.
Utilizando relações triginometricas em ABC ,
Note que
.Logo o maior
ângulo agudo é
.
Tente concluir o exercício .
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por anfran1 » Dom Ago 26, 2012 10:24
Santhiago, acho que devemos simplificar a resolução de modo que o aluno entenda. Considerando que ele está do ensino fundamental, os conceitos de arcsin ainda não foram estudados e assim o menor ângulo de um triângulo é aquele que está oposto ao menor lado.
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por e8group » Dom Ago 26, 2012 14:04
anfran1 escreveu:Santhiago, acho que devemos simplificar a resolução de modo que o aluno entenda. Considerando que ele está do ensino fundamental, os conceitos de arcsin ainda não foram estudados e assim o menor ângulo de um triângulo é aquele que está oposto ao menor lado.
É ,pode ser .Minha intenção foi ajudar .Peço desculpas se o conceito acima (post anterior ) pode confundir tal aluno .
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por MarceloFantini » Dom Ago 26, 2012 15:57
O maior ângulo agudo vê o maior cateto do triângulo. Como Santhiago já encontrou o outro cateto, basta aplicar as definições de seno, cosseno e tangente.
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por tuffy1 » Dom Ago 26, 2012 18:40
Irei responder o resto do exercício. Obrigado pelas respostas.
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Geometria Plana
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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