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Trigonometria (Relações entre linhas trigonométricas)

Trigonometria (Relações entre linhas trigonométricas)

Mensagempor claudia » Seg Ago 25, 2008 14:58

Fábio,
estou com dúvidas em duas questões: 1. Se sec \beta=\sqrt[]{2}e\frac{3\pi}{2}<\beta<2\pi, então \frac{1+tg\beta+cosec\beta}{1+cotg\beta-cosec\beta}é igual a:
já tentei passar para sen e cos, para depois voltar à sec, mas não deu certo:
\frac{1+sen/cos+1/sen}{1+cos/sen-1/sen}=\frac{1+sen/cos+1/sen}{1+cos/sen-1/sen}=\frac{\frac{sencos+sen2+cos}{sencos}}{\frac{sen2+senco-sen}{sen2}}
È por aí?
2. O gráfico da função definida por f(x)=x2 + bx + c \epsilonR, em que c=cos\epsilon\frac{8\pi}{7}
a) intercepta o eixo das abscissas em exatamente 2 pontos positivos
b) intercepta o eixo das abscissas em exatamente 2 pontos negativos
c) intercepta o eixo das abscisas em 2 pontos de sinais diferentes
d) intercepta o eixo das abscissas na origem
e) não intercepta o eixo das abscissas.
Essa não sei nem por onde começo. :?: ?
claudia
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Re: Trigonometria (Relações entre linhas trigonométricas)

Mensagempor admin » Seg Ago 25, 2008 17:11

Olá Cláudia, boa tarde!

Na questão 1, busque calcular diretamente os elementos da expressão, são eles:
tg\beta = ?

cotg\beta = ?

cosec\beta = ?

Para encontrar a tangente, utilize o teorema de Pitágoras (esta relação trigonométrica: sec^2\beta = 1 + tg^2\beta).
Aqui, novamente, lembre-se do módulo ao extrair a raiz quadrada do quadrado da tangente.
Utilize o dado da limitação do \beta, ou seja, ele está no 4º quadrante, logo a tangente é negativa (não avance enquanto não visualizar na circunferência trigonométrica)!

Com a tangente, obtenha a cotangente.
Em seguida, semelhança de triângulos para o seno.
E por fim, a cosecante.

Substituindo na expressão, o cálculo será simples.


claudia escreveu:2. O gráfico da função definida por f(x)=x2 + bx + c \epsilonR, em que c=cos\epsilon\frac{8\pi}{7}

Confira o enunciado da segunda questão.

Até mais!
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Re: Trigonometria (Relações entre linhas trigonométricas)

Mensagempor claudia » Ter Ago 26, 2008 14:17

Teve erro, o correto é: f(x) = {x}^{2}+ bx + c, x\epsilon R, em que c = cos \frac{8\pi}{7}.
claudia
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Re: Trigonometria (Relações entre linhas trigonométricas)

Mensagempor claudia » Ter Ago 26, 2008 14:24

A 1ª eu consegui. Tão simples quando se tem uma dica. Nem imaginei por esse lado.
Obrigada! :lol:
claudia
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Re: Trigonometria (Relações entre linhas trigonométricas)

Mensagempor admin » Ter Ago 26, 2008 17:30

2. O gráfico da função definida por f(x) = x^2+ bx + c, x \in \Re, em que c = cos \frac{8\pi}{7}

a) intercepta o eixo das abscissas em exatamente 2 pontos positivos
b) intercepta o eixo das abscissas em exatamente 2 pontos negativos
c) intercepta o eixo das abscisas em 2 pontos de sinais diferentes
d) intercepta o eixo das abscissas na origem
e) não intercepta o eixo das abscissas.


Olá Cláudia!
Esta questão trata do estudo de sinais.
Por ser uma função do segundo grau, para começar, pergunte-se: ela possui raízes reais ou não?
Se sim, ela intercepta o eixo das abscissas, caso contrário, não intercepta.
Esta análise fazemos através do discriminante \Delta. Escreva-o e pense como será o sinal dele.
Lembre-se que o ângulo \frac{8\pi}{7} é do 3º quadrante! E que um número ao quadrado é sempre positivo.

Pois bem, após analisar o sinal do \Delta, você saberá se a função intercepta ou não o eixo das abscissas.
Se não, há apenas uma alternativa.
Se sim, você precisará fazer uma outra análise de sinal para ter certeza sobre as demais: pense no produto das raízes!

Comente qualquer nova dificuldade.
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Re: Trigonometria (Relações entre linhas trigonométricas)

Mensagempor claudia » Qua Ago 27, 2008 17:15

Boa Tarde, Fábio
Consegui resolver a 2ª também. Obrigada!
claudia
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?