• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Função para descobrir primos grandes (200 dígitos ou +)

Função para descobrir primos grandes (200 dígitos ou +)

Mensagempor imaia » Qui Set 06, 2012 17:56

Tenho buscado na internet algoritmos de teste de primalidade de números. Deparei-me com o AKS e Monte-Carlo, sendo o AKS determinístico e o M.C. probabilístico, porém o M.C. é muito mais rápido. Contudo li artigos e monografias com gráficos de execução dos referidos algoritmos e eles funcionam bem para primos pequenos, digamos com 6 dígitos, além do que o tempo de resposta cresce de tal maneira que fica inviável testar a primalidade de centenas de dígitos, duraria uma eternidade. Estou supondo que fonte que li está correta.

Então gostaria de saber, se hoje em dia em comércio eletrônico e em protocolos de criptografia usam-se primos grandes, deve existir um meio de obtê-los. Na internet só se mostra listagens de primos pequenos. E os grandes, como descobri-los?

Preciso da informação para realização de software, então qualquer ajuda é muito bem vinda.
imaia
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Set 06, 2012 17:51
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: informática
Andamento: formado

Re: Função para descobrir primos grandes (200 dígitos ou +)

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 06, 2012 19:03

Acredito que se hoje em dia primos grandes são usados em comércio eletrônico e protocolos de criptografia são justamente porque não são fáceis de descobrir. Se existisse tal modo mais fácil de obtê-los todo o esquema de criptografia seria quebrado, qualquer um poderia obter informações que outros querem esconder.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Função para descobrir primos grandes (200 dígitos ou +)

Mensagempor Renato_RJ » Sex Set 07, 2012 04:37

Boa noite !!!

Mas que assunto interessante !! Primos !!!

Hoje em dia existem maneiras de criar primos enormes, o problema é testá-los, existem diversos testes (como Rabin-Muller utilizado por alguns softwares de matemática, como o Maxima por exemplo) e temos tabelas com números maiores do que 200 dígitos que possuem mais de 97% de chances de serem primos veja em:

http://primes.utm.edu/lists/small/small3.html#300

Agora, o pouco que eu sei sobre criptografia é, atualmente estão estudando um algoritmo um baseado em curvas elípticas (o nome curvas elípticas não tem relação alguma com elipses) pois estas tem uma propriedade bem peculiar, se pegarmos dois pontos na curva (P e R, por exemplo), podemos determinar um terceiro (Q) fazendo apenas a soma desses pontos, mas uma curva elíptica é um anel com a propriedade apenas de soma, logo sabendo-se o ponto P e o ponto Q não temos como descobrir o ponto R (sendo que P + R = Q, lembre-se, é um anel com a propriedade somente de soma, nada mais)... Esse tipo de algoritmo é mais rápido e mais seguro do que o uso de primos enormes (pois devido a incerteza gerada pelos testes, podem ser considerados como pseudo-primos)...
Se quiser saber mais sobre primos existe um excelente livro chamado "Primos" do professor Paulo Ribenboim (é uma excelente leitura, mas a matemática ao longo do livro fica um tanto complexa)...

Abraços...
Iniciando a minha "caminhada" pela matemática agora... Tenho muito o quê aprender...
Avatar do usuário
Renato_RJ
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 306
Registrado em: Qui Jan 06, 2011 15:47
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Matemática
Andamento: cursando


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48

Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25

Uma função de 1º grau é dada por y=ax+b.
Temos que para x=3, y=6 e para x=4, y=8.
\begin{cases}6=3a+b\\8=4a+b\end{cases}
Ache o valor de a e b, monte a função e substitua x por 10.


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57

my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :



f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55

isso ai foi uma questao da FGV?

haahua to precisando trocar de faculdade.


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11

Saudações! :-D
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b

Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30
:coffee: