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Última mensagem por Janayna
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por Arthur_Bulcao » Sex Jun 29, 2012 03:42
É para programação.
Eu preciso que o ângulo da câmera mude em função da velocidade de um personagem.
As condições são as seguintes:
Quando a velocidade for menor ou igual a 150 Unidades de Velocidade, o valor do ângulo seja 342.
Quando a velocidade seja 522, o ângulo tem de ser 332.
No um intervalo entre 150 e 522, o angulo tem que corresponder a um valor da velocidade, ou seja, a troca de ângulos tem que ser 'suavemente', e não repentinamente como se trocasse o angulo somente ao chegar aos 522.
Acho que a solução seria fazer uma equação do ângulo em função da velocidade. O detalhe é que obviamente não seria algo linear. Se fosse eu saberia como criar uma equação, mas como não é, eu não sei como montá-la. Como procedo?
Muito Obrigado!
*Atualização
Acho que dá pra fazer algo linear, sim.
1)Faço uma função onde quando
o angulo dá 342
2)Quando v for entre
o angulo cresce em uma função linear, onde quando v é 150, o angulo é 342; quando o v é 522, o angulo é 332.
Porém, por mais que eu tenha tentado, não consegui achar uma equação que satisfaça a segunda.
Agradeço
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Arthur_Bulcao
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por Russman » Sex Jun 29, 2012 09:44
Faça uma função definida por partes, isto é, se comporta de formas diferentes para intervalos diferentes. No caso da suavização eu sugiro uma curva exponencial decrescente.
"Ad astra per aspera."
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Russman
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por Arthur_Bulcao » Sáb Jun 30, 2012 01:08
Sim. Eu disse isso na Atualização.
Poderia fazer:
onde A=ângulo, e v= velocidade.
Eu queria saber como poderia ser ali em "(Expressão)". Como seria uma exponencial que satisfizesse
, e
.
Obrigado
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Arthur_Bulcao
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por Russman » Sáb Jun 30, 2012 01:48
Entendo.
Uma função que satisfaça a sua necessidade é qualquer
que contenha em seu gráfico os pontos
e
.
Eu só não entendo por que a necessidade do processo de limite.
Editado pela última vez por
Russman em Seg Jul 02, 2012 01:05, em um total de 1 vez.
"Ad astra per aspera."
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Russman
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por LuizAquino » Dom Jul 01, 2012 11:57
Arthur_Bulcao escreveu:É para programação.
Eu preciso que o ângulo da câmera mude em função da velocidade de um personagem.
As condições são as seguintes:
Quando a velocidade for menor ou igual a 150 Unidades de Velocidade, o valor do ângulo seja 342.
Quando a velocidade seja 522, o ângulo tem de ser 332.
No um intervalo entre 150 e 522, o angulo tem que corresponder a um valor da velocidade, ou seja, a troca de ângulos tem que ser 'suavemente', e não repentinamente como se trocasse o angulo somente ao chegar aos 522.
Acho que a solução seria fazer uma equação do ângulo em função da velocidade. O detalhe é que obviamente não seria algo linear. Se fosse eu saberia como criar uma equação, mas como não é, eu não sei como montá-la. Como procedo?
Muito Obrigado!
*Atualização
Acho que dá pra fazer algo linear, sim.
1)Faço uma função onde quando
o angulo dá 342
2)Quando v for entre
o angulo cresce em uma função linear, onde quando v é 150, o angulo é 342; quando o v é 522, o angulo é 332.
Porém, por mais que eu tenha tentado, não consegui achar uma equação que satisfaça a segunda.
Agradeço
Arthur_Bulcao escreveu:Sim. Eu disse isso na Atualização.
Poderia fazer:
onde A=ângulo, e v= velocidade.
Eu queria saber como poderia ser ali em "(Expressão)". Como seria uma exponencial que satisfizesse
, e
.
Obrigado
Suponha que você deseja que sua "Expressão" esteja em um formato linear. Desse modo, ela deve ser algo do tipo av + b. Tudo que você precisa fazer é calcular os coeficientes a e b. Isso é muito simples. Basta lembrar que você deseja que a função passe pelos pontos (150, 342) e (522, 322). Desse modo, você pode montar um sistema de equações:
Resolvendo esse sistema você determinará os coeficientes a e b. Em seguida, basta montar a função desejada. A sua função ficará no formato:
Por outro lado, suponha que você deseja que sua "Expressão" esteja em um formato exponencial. Desse modo, ela deve ser algo como
. Novamente o que você precisa fazer é determinar os coeficientes a e b, lembrando que a função deve passar pelos pontos (150, 342) e (522, 322). Para isso, basta resolver o sistema:
Resolvendo esse sistema você determinará os coeficientes a e b. Em seguida, basta montar a função desejada. Nesse caso, a sua função ficaria no formato:
Agora basta você resolver os sistemas indicados. Mãos à obra!
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LuizAquino
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Polinômios
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Assunto:
Taxa de variação
Autor:
felipe_ad - Ter Jun 29, 2010 19:44
Como resolvo uma questao desse tipo:
Uma usina de britagem produz pó de pedra, que ao ser depositado no solo, forma uma pilha cônica onde a altura é aproximadamente igual a 4/3 do raio da base.
(a) Determinar a razão de variação do volume em relação ao raio da base.
(b) Se o raio da base varia a uma taxa de 20 cm/s, qual a razão de variação do volume quando o raio mede 2 m?
A letra (a) consegui resolver e cheguei no resultado correto de
Porem, nao consegui chegar a um resultado correto na letra (b). A resposta certa é
Alguem me ajuda? Agradeço desde já.
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Elcioschin - Qua Jun 30, 2010 20:47
V = (1/3)*pi*r²*h ----> h = 4r/3
V = (1/3)*pi*r²*(4r/3) ----> V = (4*pi/9)*r³
Derivando:
dV/dr = (4*pi/9)*(3r²) -----> dV/dr = 4pi*r²/3
Para dr = 20 cm/s = 0,2 m/s e R = 2 m ----> dV/0,2 = (4*pi*2²)/3 ----> dV = (3,2/3)*pi ----> dV ~= 1,066*pi m³/s
Assunto:
Taxa de variação
Autor:
Guill - Ter Fev 21, 2012 21:17
Temos que o volume é dado por:
Temos, portanto, o volume em função do raio. Podemos diferenciar implicitamente ambos os lados da equação em função do tempo, para encontrar as derivadas em função do tempo:
Sabendo que a taxa de variação do raio é 0,2 m/s e que queremos ataxa de variação do volume quando o raio for 2 m:
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