• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Dúvida em exerício. Função polinomial do primeiro grau.

Dúvida em exerício. Função polinomial do primeiro grau.

Mensagempor Danilo » Dom Mai 27, 2012 15:49

Pessoal, estou em dúvida em um exercicio aqui. Não estou conseguindo entender bem o enunciado.

Considere esta tabela para o cálculo do imposto de renda a ser pago pelos contribuintes em um certo mês de 1990.

x
renda líquida (Cr$)
até25068,00
de 25 068,01 a 83 561,00
acima de 83 561,00

i
Alíquota (%)
isento
10
25

d
Parcela a deduzir (Cr$)
-
2 506,80
n

Bom não consegui criar uma tabela aqui. Espero que dê para entender.


Considerando x como a renda liquida de um contribuinte, o imposto a pagar é função f de x. O contribuinte deve multiplicar a sua renda líquida pelo valor da alíquota e subtrair do resultado a parcela a deduzir. Além disso, tal função deve ser contínua, para não prejudicar nem beneficiar contribuintes cuja renda líquida se situe em faixas distintas da tabela. Note, por exemplo, que, ao passar da (2506,80) não permite saltos no gráfico.

1. Utilize os valores de i e d da tabela e dê a expressão da função " imposto a pagar " relativa a uma renda x, em cada faixa da tabela.
2. Determine o valor de n da tabela para tornar a função obtida no item 1 contínua.

Bom, para tentar resolver pensei assim: X é a renda líquida, e o imposto é f(x) (ou y, ou o elemento que é imagem do elemento x ou da renda liquida do dominio da função). Então fiz x . valor da aliquota - a parcela a deduzir. aí, dando um exemplo fiz 25 068,01 x 10% - 2506,80 . Mas eu não consegui sair daqui. O que o problema quer dizer com ''tal função deve ser continua...''. Bom, estou bastante confuso e quero muito resolver esta questão. Quem puder dar uma luz, agradeço imensamente!
Editado pela última vez por Danilo em Dom Mai 27, 2012 16:29, em um total de 2 vezes.
Danilo
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Mar 15, 2012 23:36
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Dúvida em exerício. Função polinomial do primeiro grau.

Mensagempor DanielFerreira » Dom Mai 27, 2012 16:19

Danilo,
não deu p/ entender a tabela!
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1728
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Engº Pedreira - Rio de Janeiro
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

 



Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.