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Última mensagem por Janayna
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por paola-carneiro » Qui Abr 05, 2012 15:53
Essa questão é da atividade avaliativa que vai ser pontuada:
Dada a função f(x)=
, calcule:
a) de modo que f(x)= f(1)
b)m, de modo que f(m+1)=5.
Na letra a, resolvi a equação com Báskara, e o delta deu -4, mas não existe raiz negativa. Mas, se eu ignorar o sinal, a solução fica S= {1,3} igual a resposta certa.
Mas, é claro que o jeito de calcular tá errado, pois ignorei um sinal e não usei o que diz o enunciado da letra ( que f(x)= f(1) ).
e a b, não sei como resolver. Me ajudeeeem!
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paola-carneiro
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por LuizAquino » Sex Abr 06, 2012 12:19
paola-carneiro escreveu:Essa questão é da atividade avaliativa que vai ser pontuada:
Dada a função
, calcule:
a) de modo que f(x)= f(1)
b)m, de modo que f(m+1)=5.
paola-carneiro escreveu:Na letra a, resolvi a equação com Báskara, e o delta deu -4, mas não existe raiz negativa. Mas, se eu ignorar o sinal, a solução fica S= {1,3} igual a resposta certa.
Mas, é claro que o jeito de calcular tá errado, pois ignorei um sinal e não usei o que diz o enunciado da letra ( que f(x)= f(1) ).
Usando o que diz no item a), precisamos resolver:
f(x) = f(1)
Para resolver essa equação modular, temos que resolver duas equações:
(i)
;
(ii)
.
Agora resolva essas equações. A primeira terá solução
. Já a segunda não terá solução real, isto é, no conjunto dos reais temos que
. A solução da equação modular original é a união dessas duas soluções. Temos então que
.
paola-carneiro escreveu:e a b, não sei como resolver.
Usando o que diz no item b), precisamos resolver:
f(m + 1) = 5
Para resolver essa equação modular, temos que resolver duas equações:
(i)
;
(ii)
.
Agora tente terminar o exercício. Lembre-se que a solução da equação modular original será a união das soluções dessas duas equações.
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LuizAquino
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por paola-carneiro » Sex Abr 06, 2012 16:23
Consegui fazer a letra a, e na questão b) a solução foi S= { -1, 3}.
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paola-carneiro
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Equações
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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