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[Gráfico da função modular] envolvendo fração

[Gráfico da função modular] envolvendo fração

Mensagempor Lara_cardoso » Qui Abr 05, 2012 12:11

Olá, tenho um teste de matemática terça-feira próxima (10\04) e entre os assuntos está a tão complexa função modular. O professor que por sinal não é um dos melhores, deu alguns exemplos. Porém faltou esse aqui, que ele já disse que vai ser cobrado na avaliação:
(Faap-SP) Esboce o gráfico de: y=\frac{\left| x\right|}{x}

Não tenho idéia de como começar a resolver, espero que me ajudem... Obrigada!
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Re: [Gráfico da função modular] envolvendo fração

Mensagempor MarceloFantini » Qui Abr 05, 2012 12:29

Lara, vamos procurar entender a função. Qual é o seu valor no ponto x=2, por exemplo?
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Re: [Gráfico da função modular] envolvendo fração

Mensagempor Lara_cardoso » Qui Abr 05, 2012 12:41

seria isso aqui?
\frac{\left|x \right|}{x} = \frac{\left|2 \right|}{2}= 1
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Re: [Gráfico da função modular] envolvendo fração

Mensagempor MarceloFantini » Qui Abr 05, 2012 13:10

Sim, exatamente isso. Agora, pegue alguns valores maiores que zero e veja o que acontece.
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Re: [Gráfico da função modular] envolvendo fração

Mensagempor Lara_cardoso » Qui Abr 05, 2012 13:16

Obrigada, consegui resolver, o gráfico fica em formato de V. Agora, mesmo se eu pegasse o número negativo, não interferia em nada não é?
até porque o módulo de -1 é 1 e por ai vai ... Obrigada de novo (:
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Re: [Gráfico da função modular] envolvendo fração

Mensagempor MarceloFantini » Qui Abr 05, 2012 22:38

O gráfico não tem formato de V, o que tem formato de V é f(x) = |x|. O gráfico é uma semi-reta de -1 até 0 e depois semi-reta de 0 até 1, aberto em 0 nos dois. Perceba que qualquer número positivo que você pegar, pela definição de módulo teremos que |x| = x, daí \frac{|x|}{x} = \frac{x}{x} = 1. Agora, quando temos um número negativo, a definição é |x| = -x,e neste caso teremos \frac{|x|}{x} = \frac{-x}{x} = -1. Isto não tem formato de um V.
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Re: [Gráfico da função modular] envolvendo fração

Mensagempor paola-carneiro » Sex Abr 06, 2012 08:33

aaaa sim, agora consegui fazer. Obrigada de novo!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?