-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 480816 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 543117 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 506843 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 737199 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2185016 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por helen_chaves » Qua Jun 03, 2009 12:00
Bom dia, pessoal!
Bem, estou diante de um problema com dificuldade em achar a forma correta de desenvolvê-lo. É o seguinte:
A receita total semanal da empresa The Books is On The Table (meu professor é assim mesmo, gente) obtida pela manufatura e venda de mesas é dada por:
R(x,y) = — 0,2x²—0,25y² —0,2xy + 200y +160yonde x denota o número de unidades com acabamento e y denota o número de unidades sem acabamento manufaturadas e vendidas por semana. O custo total atribuído a manufatura destas mesas é:
C(x,y) = 100x + 70y + 4000Determine quantas unidades com e sem acabamento esta empresa deve manufaturar por semana a fim de maximizar seu lucro. Qual o maior lucro possível?
_________________________________________________________________________________
Pois bem, eu imaginei que teria simplesmente que encontrar o ponto de máximo da função Receita Total. Segui os passos direitinho, encontrei
Fx = —0,4x —0,2y
Fy = —0,5y —0,2x + 360
Fiz um sistema e encontrei o ponto crítico P(-450,900)
Fxx= —0,4
Fyy= —0,5
Fxy = 0
Para encontrar D, joguei na fóruma Fxx(Fyy) - (Fxy)² e encontrei 0,2 , o que significa que é possível encontrar um ponto de mínimo/máximo nessa função. Como o Fxx < 0, neste caso, P é um ponto de máximo.
O problema é que na hora que eu substituo os valores na função receita, o resultado da ZERO!
Como a receita pode ser zero? Como eu vou achar o lucro disso, então?
Pessoal, não sei o que fazer! Alguém aí pode me dar uma luz?
Muito obrigada!
O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra. (Provérbios 15.33)
-
helen_chaves
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Economia
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Qua Jun 03, 2009 18:39
Boa tarde Helen Chaves!
Seja bem vinda ao Ajuda Matemática!
Por favor, queira confirmar:
R(x,y) = — 0,2x²—0,25y² —0,2xy + 200y +160yR(x,y) = -0,2x² -0,25y² -0,2xy + 200y +160
xou
R(x,y) = -0,2x² -0,25y² -0,2xy + 200
x +160y
Um abraço.
Até mais.
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
por helen_chaves » Qui Jun 04, 2009 00:31
Olá, Cleyson!
Eu também achei estranho quando vi o problema pela primeira vez, mas não, é y e y mesmo! Talvez tenha sido falta de atenção do professor quando digitou, mas é assim que está na folha...
O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra. (Provérbios 15.33)
-
helen_chaves
- Novo Usuário
-
- Mensagens: 2
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:46
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Economia
- Andamento: cursando
por Cleyson007 » Sex Jun 05, 2009 12:51
helen_chaves escreveu:Olá, Cleyson!
Eu também achei estranho quando vi o problema pela primeira vez, mas não, é y e y mesmo! Talvez tenha sido falta de atenção do professor quando digitou, mas é assim que está na folha...
Boa tarde Helen Chaves!
Desculpe pela demora
Sinceramente, estou achando estranho.. como você disse, pode ter sido falta de atenção do professor.
Por favor, confirma com ele, ok?
Até mais.
Um abraço.
-
Cleyson007
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Abr 30, 2008 00:08
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matemática UFJF
- Andamento: formado
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Limite de duas variaveis
por Tixa11 » Seg Abr 01, 2013 13:13
- 1 Respostas
- 1873 Exibições
- Última mensagem por young_jedi
Qua Abr 03, 2013 11:09
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite] Duas variaveis
por fabriel » Sáb Jun 15, 2013 16:48
- 2 Respostas
- 2142 Exibições
- Última mensagem por temujin
Sáb Jun 15, 2013 19:10
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Função de duas variáveis
por lilianers » Qua Ago 21, 2013 19:37
- 1 Respostas
- 2016 Exibições
- Última mensagem por Renato_RJ
Qui Ago 22, 2013 12:46
Funções
-
- Limites duas variaveis
por Razoli » Qui Jul 03, 2014 23:22
- 2 Respostas
- 2165 Exibições
- Última mensagem por Razoli
Qui Jul 03, 2014 23:41
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- equação com duas variaveis
por celita » Qui Jul 28, 2016 23:34
- 1 Respostas
- 3004 Exibições
- Última mensagem por Daniel Bosi
Sex Jul 29, 2016 09:37
Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.