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Problema com duas variáveis

Problema com duas variáveis

Mensagempor helen_chaves » Qua Jun 03, 2009 12:00

Bom dia, pessoal!

Bem, estou diante de um problema com dificuldade em achar a forma correta de desenvolvê-lo. É o seguinte:

A receita total semanal da empresa The Books is On The Table (meu professor é assim mesmo, gente) obtida pela manufatura e venda de mesas é dada por:

R(x,y) = — 0,2x²—0,25y² —0,2xy + 200y +160y

onde x denota o número de unidades com acabamento e y denota o número de unidades sem acabamento manufaturadas e vendidas por semana. O custo total atribuído a manufatura destas mesas é:

C(x,y) = 100x + 70y + 4000

Determine quantas unidades com e sem acabamento esta empresa deve manufaturar por semana a fim de maximizar seu lucro. Qual o maior lucro possível?
_________________________________________________________________________________

Pois bem, eu imaginei que teria simplesmente que encontrar o ponto de máximo da função Receita Total. Segui os passos direitinho, encontrei

Fx = —0,4x —0,2y
Fy = —0,5y —0,2x + 360

Fiz um sistema e encontrei o ponto crítico P(-450,900)

Fxx= —0,4
Fyy= —0,5
Fxy = 0

Para encontrar D, joguei na fóruma Fxx(Fyy) - (Fxy)² e encontrei 0,2 , o que significa que é possível encontrar um ponto de mínimo/máximo nessa função. Como o Fxx < 0, neste caso, P é um ponto de máximo.

O problema é que na hora que eu substituo os valores na função receita, o resultado da ZERO! :-O
Como a receita pode ser zero? Como eu vou achar o lucro disso, então? :-O :-O
Pessoal, não sei o que fazer! Alguém aí pode me dar uma luz? :idea:

Muito obrigada! :) :)
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Re: Problema com duas variáveis

Mensagempor Cleyson007 » Qua Jun 03, 2009 18:39

Boa tarde Helen Chaves!

Seja bem vinda ao Ajuda Matemática! :-O

Por favor, queira confirmar:

R(x,y) = — 0,2x²—0,25y² —0,2xy + 200y +160y

R(x,y) = -0,2x² -0,25y² -0,2xy + 200y +160x

ou

R(x,y) = -0,2x² -0,25y² -0,2xy + 200x +160y

Um abraço.

Até mais.
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Re: Problema com duas variáveis

Mensagempor helen_chaves » Qui Jun 04, 2009 00:31

Olá, Cleyson!

Eu também achei estranho quando vi o problema pela primeira vez, mas não, é y e y mesmo! Talvez tenha sido falta de atenção do professor quando digitou, mas é assim que está na folha... :y:
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Re: Problema com duas variáveis

Mensagempor Cleyson007 » Sex Jun 05, 2009 12:51

helen_chaves escreveu:Olá, Cleyson!

Eu também achei estranho quando vi o problema pela primeira vez, mas não, é y e y mesmo! Talvez tenha sido falta de atenção do professor quando digitou, mas é assim que está na folha... :y:


Boa tarde Helen Chaves!

Desculpe pela demora :-O

Sinceramente, estou achando estranho.. como você disse, pode ter sido falta de atenção do professor.

Por favor, confirma com ele, ok?

Até mais.

Um abraço.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?