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Função Inversa

Função Inversa

Mensagempor OtavioBonassi » Qui Jul 14, 2011 23:04

Galera, tenho um sério caô em trabalhar com função inversa de polinomios ,como eu resolvo "Função inversa de x³ + 2x + 1"

Na verdade o exercício é o seguinte :

"Se f(x) = x³ + 2x + 1 e g é a função inversa de f, entao g'(1) é igual a :"

Não sei se tem alguma relaçao entre os dois coeficientes de funçoes inversas, tem ?

Valeu !
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Re: Função Inversa

Mensagempor Molina » Sex Jul 15, 2011 12:22

Bom dia, Otavio.

De que livro você retirou esta questão? Pergunto isso pois a inversa dessa função é um tanto quanto complexa, como você pode ver clicando aqui.

Mas podemos perceber que a f intercepta o eixo y no ponto 1:

f(x) = x^3 + 2x + 1 \Rightarrow f(0) = 1

Como a inversa é simétrica em relação a y = x, temos que a g vai interceptar o eixo x no ponto 1.

Ou seja, g(1) =0


:y:
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Re: Função Inversa

Mensagempor MarceloFantini » Sex Jul 15, 2011 20:08

Imagino que a questão seja sobre Cálculo 1, visto que pelo o que eu li ele quer g'(1) e não g(1). Basta aplicar o teorema da derivada da função inversa (que eu não me lembro agora).
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Re: Função Inversa

Mensagempor LuizAquino » Sex Jul 15, 2011 21:51

Note que não é necessário determinar explicitamente a expressão da função g.

Queremos apenas calcular g'(1).

Como sugeriu Fantini, utilizando o teorema da derivada da função inversa, sabemos que [f^{-1}(x)]^\prime = \frac{1}{f^\prime\left(f^{-1}(x)\right)} .

Portanto, nesse exercício temos que g^\prime(x) = \frac{1}{f^\prime\left(g(x)\right)} .

Isso significa que g^\prime(1) = \frac{1}{f^\prime\left(g(1)\right)} .

Note que todo o seu trabalho irá se resumir a determinar a derivada de f e calculá-la em g(1). Em seguida, basta tomar o inverso desse número.
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Re: Função Inversa

Mensagempor Molina » Sex Jul 15, 2011 22:11

Boa noite.

Peço desculpas por não ter visto o símbolo de derivada na função g. :n:


Bom final de semana a todos!
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Re: Função Inversa

Mensagempor OtavioBonassi » Sáb Jul 16, 2011 12:38

Opa, desconhecia esse teorema da função inversa, acho que isso facilita bastante a resolução hehe.

Valeu !
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Re: Função Inversa

Mensagempor LuizAquino » Sáb Jul 16, 2011 18:14

OtavioBonassi escreveu:Opa, desconhecia esse teorema da função inversa, acho que isso facilita bastante a resolução hehe.


Se você desejar estudar mais sobre a derivada de funções inversas, então assista a vídeo-aula "15. Cálculo I - Derivada da Função Inversa". Eu acredito que ela possa lhe ajudar.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?