• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Inequação cujos denominadores são equações de 2º grau

Inequação cujos denominadores são equações de 2º grau

Mensagempor Caroline Oliveyra » Dom Jun 26, 2011 13:50

Olá!!
Mais uma vez eu aqui com essas equações... *-)

Enfim. Continuanado a minha querida lista de cálculo encontrei uma questão que é pra achar o conjunto solução da seguinte inequação:

\frac{x}{x^2 - 5x + 6} + \frac{1}{2x} \geq \frac{2x}{x^2 - 4x + 3}

Eu comecei a resolver da seguinte forma: Primeiro multipliquei o numerador e o denominador de cada uma pelo denominador da outra para igualar os dois denominadores. Isso resultou na inequação

\frac{2x^2}{2x^3 - 10x^2 + 12x} + \frac{x^2 - 5x +6}{2x^3 - 10x^2 + 12x} \geq \frac{2x}{x^2 - 4x + 3}

Somando as duas...

\frac{3x^2 - 5x + 6}{x^3 - 5x^2 + 6x} \geq \frac{2x}{x^2 - 4x +6}

Depois disso eu multipliquei o primeiro membro pelo deniminador do segundo membro:

\left(x^2 - 4x +3 \right). \frac{3x^2 - 5x + 6}{x^3 - 5x^2 + 6x} \geq 2x

Multiplicando tudo no final deu isso aqui:

\frac{3x^4 - 17x^3 + 35x^2 +18}{x^3 - 5x^2 + 6x} \geq 2x

Ok, até aí tudo bem. Quando eu cheguei nesse ponto achei melhor simplificar primeiro essa fração pra depois somar o 2x, pra ficar menos complicado.
Então eu fatorei o termo independente da equação de 4º grau (numerador) e fui testando os números que apareceram na expressão. Encontrei que 1 é raiz. Então apliquei o dispositivo de Briot- Ruffini e encontrei a equação de 3º grau:

3x^3 - 14x^2 - 21x - 18

O que eu pretendia fazer agora era testar novamente os números que eu encontrei na fatoração (tanto os positivos quanto os negativos), já que o termo independente é o mesmo, e achar mais uma raiz pra eu poder aplicar Briot Ruffini de novo e chagar a uma equação de segundo grau. Dessa forma, eu encontraria as outras duas raizes e decomporia essa equação de 4º grau em uma de 1º grau: coef. do maior termo . \left(x - {r}_{1} \right) . \left(x - {r}_{2} \right) . \left(x - {r}_{3} \right)
Acontece que nessa equação de 3º grau que eu encontrei nenhum número que eu testei deu zero, ou seja, não consegui encontrar mais uma raiz.

Eu não sei como continuar... Não encontrar a raiz significa que a equação não tem raizes? Ou eu errei em algum lugar e não estou conseguindo perceber? E se a expressão não tem raizes como eu faço pra simplificar?


Grande beijo!! :-D
"... então não importa se você é antílope ou leão; amanheceu, comece a correr."
Caroline Oliveyra
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 23
Registrado em: Dom Jun 19, 2011 13:35
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Andamento: cursando

Re: Inequação cujos denominadores são equações de 2º grau

Mensagempor MarceloFantini » Dom Jun 26, 2011 15:53

Caroline, você cometeu um erro comum ao trabalhar com inequações. Aqui está o seu erro:

\frac{3x^2 -5x +6}{x^3 -5x^2 +6x} \geq \frac{2x}{x^2 -4x +6} \not\Rightarrow (x^2 -4x +3) \cdot \frac{3x^2 -5x +6}{x^3 -5x^2 +6x} \geq 2x

Isso nem sempre é verdade, depende do valor de x! Portanto em problemas assim você tem que agrupar todas os termos de um único lado e analisar o sinal. Neste caso:

\frac{3x^2 -5x +6}{x^3 -5x^2 +6x} - \frac{2x}{x^2 -4x+6} \geq 0

Agora deixe tudo numa mesma fração e avalie onde a expressão é zero ou positiva.

Dica: ao invés de fazer os produtos como você fez no começo, encontre as raízes das frações originais e tornará tudo mais fácil. :) Um abraço.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes

 



Assunto: cálculo de limites
Autor: Hansegon - Seg Ago 25, 2008 11:29

Bom dia.

Preciso de ajuda na solução deste problema, pois só chego ao resultado de 0 sobre 0.
Obrigado

\lim_{x\rightarrow-1} x³ +1/x²-1[/tex]


Assunto: cálculo de limites
Autor: Molina - Seg Ago 25, 2008 13:25

\lim_{x\rightarrow-1} \frac{{x}^{3}+1}{{x}^{2}-1}

Realmente se você jogar o -1 na equação dá 0 sobre 0.
Indeterminações deste tipo você pode resolver por L'Hôpital
que utiliza derivada.
Outro modo é transformar o numerador e/ou denominador
para que não continue dando indeterminado.

Dica: dividir o numerador e o denominador por algum valor é uma forma que normalmente dá certo. :y:

Caso ainda não tenha dado uma :idea:, avisa que eu resolvo.

Bom estudo!


Assunto: cálculo de limites
Autor: Guill - Dom Abr 08, 2012 16:03

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{x^3+1}{x^2-1}

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{(x+1)(x^2-x+1)}{(x+1)(x-1)}

\lim_{x\rightarrow-1}\frac{(x^2-x+1)}{(x-1)}=\frac{-3}{2}