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Sistema - função 2º resolução!

Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 13:28

Sabe-se que a parábola que representa a função y = -x²+bx+c passa pelo ponto (3;5) e que seu vértice é (m;5/4). Calcule b,c e m.

-b/2•(-1) = m (1)

-?/4•(-1) = 5/4 ---- 5/4•-4 = -20/4 = -5² = ?25 = 5 --->

-[b² -4•(-1)•c] / 4•(-1) = 5/4
b² -4c("?25 =5") = 5 (2)

-(3)² + 3b + c = -5
-9 + 3b + c = -5
3b + c = 4 (3)

Sistema ---->

b² + 4c = 5
3b + c = 4

Aqui é q eu não consegui ir adiante. Se eu considerar o "c=4", obtenho o valor de b²=-11 ---- -11/-2 = "m = 11/2". Porém, não senti precisão, mais, teria q obter mais um "c=-29", o q seria meio contraditório. A coordenadas são (11;-29) e (1;1), no gabarito!

Alguém pode me ajudar nessa? Agrandeço desde já!
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 13:54

jamiel escreveu:Sabe-se que a parábola que representa a função y = -x²+bx+c passa pelo ponto (3; -5) e que seu vértice é (m; 5/4). Calcule b, c e m.

Observação: No texto original do exercício a parábola passa pelo ponto (3; -5) ou (3; 5)? Se ela passa pelo ponto (3; -5) então é necessário resolver o sistema:

\begin{cases}
-3^2 + 3b + c = -5 \\
-\frac{b^2-4(-1)c}{4(-1)} = \frac{5}{4}
\end{cases}
\Rightarrow 
\begin{cases}
3b + c = 4 \\
b^2+4c = 5
\end{cases}

Agora, basta resolver a equação b^2+4(4-3b)=5 para encontrar b' e b''. Com esses valores você pode calcular c', c'', m' e m''.
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:16

Desculpa! (3;-5). Mas eu não estou encontrando lógica nesse sistema, fique intrigado com isso.
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:22

rsrsrsrs
Caramba! Isso é complicado, viu. Quer dizer q pelo simples fato de uma das equações está com "b²" era pra eu ter deduzido a sua resolução integrando-as para formar uma nova equação, só q em "b"?

Atualmente, estou cursando Lic. Química, mas estou entusiasmado com a matemática. Pretendo mudar para matemática ou física.

Thank you!
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 14:29

jamiel escreveu:rsrsrsrs
Caramba! Isso é complicado, viu. Quer dizer q pelo simples fato de uma das equações está com "b²" era pra eu ter deduzido a sua resolução integrando-as para formar uma nova equação, só q em "b"?


Eu apenas usei o método da substituição, no qual isolamos uma incógnita em uma das equações e substituímos na outra equação (neste caso, eu isolei c na primeira equação). Desse modo, geramos uma nova equação com apenas uma incógnita (neste caso, com apenas b). Após ter determinado o valor dessa incógnita (no caso, b), nós usamos qualquer uma das equações originais para determinar o valor da outra incógnita (ou seja, c).
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 14:36

Obrigado mais uma vez. Agora, eu tenho ouvido, não é de hoje, as pessoas falarem em "método". Existe algum material, livro com métodos matemáticos, vc poderia me dar uma dica acerca disso?
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 15:31

Tentei resolver com o mesmo método, mas não consegui.

Calcule os valores de b e c, sabendo que a parábola que representa a função f(x) = x² + bx + c tem vértice (3/2;-1/4).
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 16:42

Eu acho q consegui!

x² + bc + c ---- os vértices(3/2;-1/4)

-b/2•1 = 3/2, como o resultado é positivo, tem-se:3/2•2 = 3"-b"-(-3)/2 = 3/2. o valor "b"

(3/2)² + 3/2b + c = -1/4
9/4 - 3/2•(-3) + c = -1/4
9/4 -9/2 + c = -1/4
c = -1/4 -9/4 + 9/2
c = -5/2 + 9/2
c = 2

Os valores de b e c, respectivamente, são -3 e 2. Não consegui resolver com o mesmo método da anterior!

vlw...
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor LuizAquino » Sáb Abr 23, 2011 21:05

jamiel escreveu:Obrigado mais uma vez. Agora, eu tenho ouvido, não é de hoje, as pessoas falarem em "método". Existe algum material, livro com métodos matemáticos, vc poderia me dar uma dica acerca disso?

São três métodos básicos vistos na (antiga) 7ª ou 8ª séries:
  • método da substituição;
  • método da comparação;
  • método da soma.
Com certeza você deve achar muito material sobre isso apenas usando uma ferramenta de pesquisa, como o Google por exemplo.

Calcule os valores de b e c, sabendo que a parábola que representa a função f(x) = x² + bx + c tem vértice (3/2;-1/4).


Note que a partir dos dados do problema você pode obter três equações:
(i) \left(\frac{3}{2}\right)^2 + \frac{3}{2}b + c = -\frac{1}{4} \Rightarrow  6b + 4c = -10

(ii) -\frac{b}{2\cdot 1} = \frac{3}{2} \Rightarrow b=-3

(iii) -\frac{b^2-4\cdot 1 \cdot c}{4\cdot 1} = -\frac{1}{4} \Rightarrow b^2-4c=1

Se você decidir usar (i) e (iii), então você teria um sistema que obviamente poderia ser resolvido usando o método da substituição. Entretanto, é mais inteligente nesse caso usar (ii) e (i) ou (ii) e (iii), já que por (ii) já temos o valor de b.
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 22:12

Bastante esclarecedora sua explicação. Obrigado, mesmo, mais uma vez!
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor Maria Tamires » Qui Jul 11, 2013 13:22

Luis eu não consegui entender a sua resolução
por favor, você pode me explica porque no seu último sistema o {b}^{2} não é negativo e como você conceguil cancelar os denominadores sendo que um é positivo e outro negativo!!?
Obrigada :)
Maria Tamires
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor LuizAquino » Qui Jul 11, 2013 14:15

Maria Tamires escreveu:Luis eu não consegui entender a sua resolução
por favor, você pode me explica* porque no seu último sistema o {b}^{2} não é negativo e como você conceguil** cancelar os denominadores sendo que um é positivo e outro negativo!!?
Obrigada :)

Lembretes
* explicar
** conseguiu


Você está se referindo a última equação do primeiro exercício? No caso, a equação -\frac{b^2-4(-1)c}{4(-1)} = \frac{5}{4} ?

Se esta for sua dúvida, note que:

-\frac{b^2-4(-1)c}{4(-1)} = \frac{5}{4}

(-1)\left[\frac{b^2-4(-1)c}{4(-1)}\right] = \frac{5}{4}

\frac{b^2-4(-1)c}{4} = \frac{5}{4}

Agora tente continuar a partir daí.

Observação

Não há problema algum se "um denominador é positivo e o outro é negativo".

Por exemplo, suponha que você precisa resolver a seguinte equação:

\frac{2x - 1}{-4} = \frac{5}{4}

Note que se você multiplicar ambos os membros por -4, você ficará com:

(-4)\left(\frac{2x - 1}{-4}\right) = (-4)\left(\frac{5}{4}\right)

2x - 1 = -5

A partir daí, fica fácil obter x = -2.

Uma outra opção seria começar multiplicando o numerador e o denominador da primeira fração por (-1), ficando assim com:

\frac{(2x - 1)(-1)}{(-4)(-1)} = \frac{5}{4}

\frac{-2x + 1}{4} = \frac{5}{4}

-2x + 1 = 5

Obviamente obtemos outra vez x = -2.
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Re: Sistema - função 2º resolução!

Mensagempor Maria Tamires » Qui Jul 11, 2013 14:25

Nossa como sou tapada kkkkk
Obrigada, ajudou muito! :)
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?