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Identificar funções pares e ímpares

Identificar funções pares e ímpares

Mensagempor vmouc » Sex Mar 11, 2011 00:17

Classifique em pares, ímpares eou nenhuma das duas anteriores as funções cujos valores estão dados na tabela a seguir:

x -3 -2 -1 0 1 2 3
f(x) 5 3 2 3 1 -3 5
g(x) 4 1 -2 0 2 -1 -4
h(x) 2 -5 8 -2 8 -5 2

Como deve ser feito:

Encontrei: f(x)= par pois encontrei {x}^{4}
g(x)= par {x}^{4}
h(x)= par {x}^{6}

Eu acho que não está certo.
Alguem poderia me ajudar nesta resolução?
Vinícius Costa
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Re: Identificar funções pares e ímpares

Mensagempor Renato_RJ » Sex Mar 11, 2011 06:49

Bom dia Vinicius, vou te dar uma dica...

Função par é toda função que possui simetria com o eixo vertical, isto é:

f( - x) = f(x) Para todo x pertencente ao domínio..

Função ímpar é toda função que possui simetria em relação a origem, isto é:

f( - x) = - f(x) Para todo x pertencente ao domínio..

Exemplos:

Função par:
f(x) = x^2

Função ímpar:
f(x) = 2x

Espero que tenha ajudado, caso não, poste a dúvida..

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Re: Identificar funções pares e ímpares

Mensagempor vmouc » Sex Mar 11, 2011 11:12

Isso eu entendi, o que eu não sei é como fazer com esta tabela. Fiz os desenhos das funções, mas não consegui encontrar a função na forma de equação. Como faço para identificar a partir desta tabela?
Vinícius Costa
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Re: Identificar funções pares e ímpares

Mensagempor Renato_RJ » Sex Mar 11, 2011 15:46

Seguinte, eu fiz o desenho do gráfico e, usando as definições que eu mesmo postei cheguei a seguinte conclusão...

f(x) = Não é par nem ímpar.

g(x) = Ímpar

h(x) = Par

Acredito eu que esteja certo...

Abraços,
Renato.
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Re: Identificar funções pares e ímpares

Mensagempor vmouc » Sex Mar 11, 2011 19:10

Tem alguma forma que eu possa entender como funciona? Mesmo fazendo o gráfico eu não entendi.
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Re: Identificar funções pares e ímpares

Mensagempor Elcioschin » Sex Mar 11, 2011 19:28

Tem sim

Veja na função f(x)

..x -3 -2 -1 0 1. 2 3
f(x) 5 .3. 2 3 1 -3 5


Para x = 1 ----> f(1) = 1
Para x = -1 ---> f(-1) = 2

Note que não existe simetria em relação ao eixo Y nem em relação à origem ----> Não é par nem ímpar

Faça o mesmo com as outras
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Re: Identificar funções pares e ímpares

Mensagempor vmouc » Sex Mar 11, 2011 19:33

Acho que entendi... muito obrigado!!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?