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[hipérbole / cônica] Funções

[hipérbole / cônica] Funções

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Set 06, 2008 01:32

Olá Fabio Sousa, boa noite!!!

Estou me dedicando ao estudo das "Funções", e, inclusive estou com algumas que gostaria de dicutir aqui no fórum, mas, vou precisar de fazer o diagrama delas. Gostaria de saber se há como fazê-lo pelo editor de fórmulas (LaTeX)!!!

Aproveitando a oportunidade... Gostaria que me desse uma dica quanto ao raciocínio da questão que segue.

A questão é a seguinte ---> Explicitar o domínio da função: f: A\subset\Re\rightarrow\Re.

a) f(x)=\frac{1}{x}

Estive pensando sobre a questão ---> No meu modo de pensar, x só não pode ser 0, ou seja, x deve ser x\neq0.

Agora *-) , realmente x pode assumir qualquer outro valor real?

Por favor me ajude!

Até mais
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Cleyson007
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Re: Funções

Mensagempor admin » Ter Set 09, 2008 15:35

Olá Cleyson, boa tarde, desculpe a ausência.

Para representar gráficos no fórum você precisa enviá-los como imagens.
Antes, as imagens precisam ser geradas localmente em seu computador através de alguma ferramenta.

Neste tópico há um comentário sobre os programas que você pode utilizar:
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=118&t=289&p=741#p741

Sobre a sua dúvida, sim, o domínio desta função apenas não contém o zero, x pode ser qualquer outro valor real.

Esta é uma hipérbole, uma representante das cônicas (uma seção de cones):
conicas.jpg


Cada cônica possui propriedades particulares.
A hipérbole é um conjunto de pontos para os quais a diferença das distâncias a dois pontos fixos é constante.
Estes "pontos fixos" são chamados de focos.

Sobre o esboço de gráficos:
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=72&t=150&p=299#p299

A idéia comentada neste tópico é sobre partir de uma função conhecida mais simples da classe e representar, em etapas, as variações, por exemplo: translações horizontais e verticais (envolvendo alterações das raízes, quando existirem), "esticar" e "encolher" a função etc.

Bons estudos!
Fábio Sousa
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?