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Proposições

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Mensagempor feraferrari » Qui Fev 24, 2011 15:12

Boa taarde. Estou com duvidas para resolver essa. Não consigo simbolizar essas proposiçoes com esse esquema de simbolização

p : 1 é par.
q : 2 é par.
e conectivos dentre ~, ^, v, ->

(a) Ao menos um dos numeros 1 ou 2 é par.
(b) No maximo um dos numeros 1 ou 2 é par.
(c) Exatamente um dos numeros 1 ou 2 é par.
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Re: Proposições

Mensagempor LuizAquino » Qui Fev 24, 2011 16:29

feraferrari escreveu:p : 1 é par.
q : 2 é par.
e conectivos dentre ~, ^, v, ->

(a) Ao menos um dos numeros 1 ou 2 é par.
(b) No maximo um dos numeros 1 ou 2 é par.
(c) Exatamente um dos numeros 1 ou 2 é par.


Vou tentar lhe ajudar construindo a tabela verdade para essas situações (considere que "ser par" significa V):
\begin{array}{|c|c|c|c|c|}
\hline
p & q & (a) & (b) & (c) \\ \hline
V & V & V & F & F \\ \hline
V & F & V & V & V \\ \hline
F & V & V & V & V \\ \hline
F & F & F & V & F \\ \hline
\end{array}

E agora, consegue perceber que conectivos usar?
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Re: Proposições

Mensagempor feraferrari » Sex Fev 25, 2011 00:21

Obrigado professor! consegui fechar a questão.
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Re: Proposições

Mensagempor LuizAquino » Sex Fev 25, 2011 08:54

Para que outros também possam aprender com esse exercício, segue a solução.
(a) Disjunção: p \lor q
(b) Negação da Conjunção: \lnot(p \land q)
(c) Disjunção Exclusiva: (\lnot p \land q) \lor (p \land \lnot q)
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.