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DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
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Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por diegodalcol » Qui Mai 22, 2008 13:26
Bom dia pessoal, gostaria que alguém me ajude a resolver essa equção, estou com um sério problema para lembrar como resolver.
segue a equação:
1,5=e^-0,17/2*8,62X10^-5*298/e^-0,17/2*8,62X10-5*T2
Ln1,5=-0,17/2*8,62X10-5*298+0,17/2*8,62X10-5*T2
depois disso o professor colocou a resposta direta (acho que ele não sabia resolver rs)
T2=339,61 (K)
alguém poderia me ajudar a resolver essa equação? preciso urgente, muito obrigado.
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diegodalcol
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por admin » Qui Mai 22, 2008 13:37
Olá Diego, seja bem-vindo!
Posso tentar ajudá-lo, mas antes, você precisa reenviar a mensagem utilizando LaTeX para as expressões matemáticas.
Ao postar, clique no botão "Editor de Fórmulas" e envie o enunciado exatamente como ele é, eliminando eventuais dúvidas na precedência das operações.
Também utilize o botão "Prever" para conferir enquanto edita.
Até mais.
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admin
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por diegodalcol » Qui Mai 22, 2008 14:37
Bom dia pessoal, gostaria que alguém me ajude a resolver essa equção, estou com um sério problema para lembrar como resolver.
segue a equação:
Ln1,5=\frac{-0,17}{2*8,62X{10}^{-5}*298}+\frac{0,17}{2*8,62{10}^{-5}*T2}
depois disso o professor colocou a resposta direta (acho que ele não sabia resolver rs)
T2=339,61 (K)
alguém poderia me ajudar a resolver essa equação? preciso urgente, muito obrigado.[/quote]
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diegodalcol
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por diegodalcol » Qui Mai 22, 2008 14:38
diegodalcol escreveu:Bom dia pessoal, gostaria que alguém me ajude a resolver essa equção, estou com um sério problema para lembrar como resolver.
segue a equação:
depois disso o professor colocou a resposta direta (acho que ele não sabia resolver rs)
T2=339,61 (K)
alguém poderia me ajudar a resolver essa equação? preciso urgente, muito obrigado.
[/quote]
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por admin » Qui Mai 22, 2008 16:33
Olá Diego.
Então, se eu entendi, esta é a equação, onde você quer calcular
:
O próximo passo foi a utilização de uma propridade de potências de mesma base, ficando:
Aqui, aplicamos a função
em ambos os membros a equação, pois é a inversa da exponencial:
Estes foram os passos até a segunda expressão que você informou.
A partir daqui, colocamos em evidência o fator comum:
Agora, "isolamos"
:
Para
de 1,5 utilize uma calculadora científica.
Não sei se foram definidas regras de arredondamento com um número específico de casas decimais, de qualquer forma, dependendo do valor utilizado teremos aproximações diferentes.
Caso a expressão inicial não seja a que você pretendia escrever, informe, pois neste caso é necessário refazer as contas.
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admin
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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