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por Skcedas » Qua Mai 26, 2010 19:29
Tendo por base a funçao f, de IR em IR, dado por
, analise as afirmativas seguintes:
1- Umao utra forma de expressar a lei define
é
=
2- o conjunto imagem de
é o intervalo [3, + ?[
3-
é crescente no intervalo ]- ?,1[
4- se
entao -2 < x < 4
5- o gráfico de
intercepta o eixo das abscissas no ponto
Gabarito: f v f v f
To muito fraco de modular, fazia tempo que nao via . so to sabendo akele básico quando a equação todo esta no modula, alguem pode me ajudar nessa questão?
Editado pela última vez por
Skcedas em Qua Mai 26, 2010 20:06, em um total de 2 vezes.
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por Molina » Qua Mai 26, 2010 19:47
Boa tarde!
Resolvi desenhar essa função para te ajudar. Acho que assim você conseguirá responder algum (ou todos os) itens.
Caso ainda tenha dúvida, informe por aqui.
Bom estudo,
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por Skcedas » Qua Mai 26, 2010 20:06
Como vc fez pra saber que esse eh o grafico da funçao? grato. vou tentar fazer aqui e edito se tiver duvida
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por Molina » Qua Mai 26, 2010 20:15
Skcedas escreveu:Como vc fez pra saber que esse eh o grafico da funçao? grato. vou tentar fazer aqui e edito se tiver duvida
Na verdade eu usei o programa que gera o gráfico da função que eu quiser. Mas poderia construir o esboço desse gráfico a mão também. Uma forma mais simples é jogando valores pra x e vendo a cara que esse gráfico terá. Como é uma função modular ela sempre terá esse aspecto espelhado.
Ou então você pode usar aquelas leis de criação de gráfico:
Faça a função
Depois faça a função
O gráfico se delocará 1 unidade para a direita.
Por último faça a função
O gráfico se delocará 3 unidades para cima.
Bom estudo
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por Skcedas » Qua Mai 26, 2010 22:23
So a opção 1 , nao consegui provar que eh falsa, pode me ajuda?
O resto depois de saber o grafico fikou muito facil. Obrigado ^^
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por Molina » Qua Mai 26, 2010 23:03
Skcedas escreveu:So a opção 1 , nao consegui provar que eh falsa, pode me ajuda?
O resto depois de saber o grafico fikou muito facil. Obrigado ^^
Você pode criar o gráfico desta nova função, que é formada em duas partes:
Esboce esse gráfico, dando valores pra x e respeitando as regras que são impostas, e compare com o gráfico de
.
Você verá que os gráficos são diferentes!
Bom estudo,
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por netlopes » Ter Jun 08, 2010 18:11
Desculpe-me, pois sou apenas um iniciante por aqui, mas a função:
já "aberta", sem o módulo, portanto, ficará assim:
ou
cujo gráfico construído, agora, é o mesmo da fórmula. Esse tipo de equívoco é normal, pois o que dá condição de "x" ser maior ou menor é toda a expressão que está dentro do módulo, aqui "x - 1", por isso é que teremos "X
1" ou "X<1". Espero ter podido auxiliá-los, ok? Muito agradecido a todos e é muito bom saber que agora poderei recorrer aos meus novos colegas, pois assim saberei que não sou um solitário amante da matemática! Tudo de bom e até mais...
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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