por adauto martins » Seg Mai 24, 2021 11:28
(ITA-1956)demonstrar que
admite raizes sempre distintas,qualquer que seja o valor real de a.
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por adauto martins » Seg Mai 24, 2021 11:42
soluçao
consideremos o
da equaçao
se tomarmos
,teremos
nao existe a real que satisfaça
logo,nao teremos raizes reais e iguais...
de fato
o que implica
sempre positivo para qualquer a real...
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por DanielFerreira » Sáb Jun 19, 2021 21:10
Adauto, parece-me que esquecera de considerar uma restrição para
.
Note que se
, então a equação do enunciado não terá grau dois! Com efeito, perderá sentido o termo "raízes sempre distintas".
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por adauto martins » Ter Jun 22, 2021 15:10
pois é daniel,
vi sim essa restriçao,mas creio que o autor da questao,no meu entender ,quiz dar importancia ao uso do "delta" nas condiçoes de solubilidade da eq. de segundo grau.o "delta" como fiz esta correto,mas quando vc procura as raizes,usando o calculo do "delta",para a=1,tem-se uma indeterminaçao,divisao por zero.entao fica em aberto essa questao...
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por DanielFerreira » Ter Jun 22, 2021 16:31
adauto martins escreveu:pois é daniel,
vi sim essa restriçao,mas creio que o autor da questao,no meu entender ,quiz dar importancia ao uso do "delta" nas condiçoes de solubilidade da eq. de segundo grau.o "delta" como fiz esta correto,mas quando vc procura as raizes,usando o calculo do "delta",para a=1,tem-se uma indeterminaçao,divisao por zero.entao fica em aberto essa questao...
Adauto, não teremos uma indeterminação, mas sim uma equação de grau um. Veja:
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por adauto martins » Qui Jun 24, 2021 16:35
caro daniel,
considerando a instituiçao de ensino em engenharia ITA,e sua gloriosa historia,desde de os primordios na EsTE(1933/57)
a menos que o autor da questao possa ter cometido algum erro,sua resposta a essa questao seria reprovada.
as provas do ITA, assim como da EsTE,depois IME(1958/...),na decada de 1950 eram todas discursivas,e de qquer forma teria de apresentar justificativa,ponto de visto,conhecento...considero minha resposta suficiente,mas a questao para mim continua em aberto...obrigado
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Trigonometria
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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