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[Funções]Plano Cartesiano

[Funções]Plano Cartesiano

Mensagempor ti123 » Qui Out 08, 2020 09:36

No plano cartesiano abaixo, estão representadas as retas r, s, u e v, com r//s e u//v. A reta s corta o eixo das abscissas no ponto (2 , 0), assim como a reta v em (a , 0) e a reta u em (x , 0), em que 2 < a < x. P é o ponto de interseção entre as retas s e v e Q, entre as retas r e u. A reta PQ passa pela origem do plano cartesiano. O valor de x é:
capture-20201005-171630.png

Gabarito : \frac{a^{2}}{2}

Minha tentativa:
Considerando
b é onde r corta y
c é onde s corta y
d é onde u corta y
e é onde v corta y

Sendo m coeficiente angular das retas r e s
é chamando m' de coeficiente angular de u e v

m=-b/a b=-am
m= -c/2 c=-2m

m'=-d/x d=-xm'
m'=-e/a e=-am'

Ao fazer as equações da reta, [b=-am, c= -2m, d= -xm e e=-am], cheguei em :
x+(-am)
r = xm-am
Seguindo a lógica:
s= xm-2m
u = xm-xm
v = xm-am

Encontrei P=m(-2+a) e Q=m(x-a)

Travei aqui, além disso, suponho que esteja errado.
Alguém pode me ajudar?
ti123
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Re: [Funções]Plano Cartesiano

Mensagempor DanielFerreira » Seg Out 12, 2020 20:53

Olá ti123, seja bem vindo(a)!

Já que \mathit{r \parallel s} e \mathit{u \parallel v}, possivelmente, poderá obter a resposta utilizando os conceitos envolvendo Semelhança de triângulos.
"Sabedoria é saber o que fazer;
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Re: [Funções]Plano Cartesiano

Mensagempor DanielFerreira » Dom Out 25, 2020 16:06

Ti123, trace a reta \displaystyle \overleftrightarrow{\mathtt{PQ}} que passa pela origem. Por conseguinte, sejam \displaystyle \mathtt{\lambda} e \displaystyle \mathtt{\delta} as distâncias dos pontos \displaystyle \mathtt{P} e \displaystyle \mathtt{Q} ao eixo \displaystyle \mathtt{Ox}, respectivamente. Isto posto, temos que \displaystyle \boxed{\mathtt{\Delta OP2 \sim \Delta OQa}}.

Daí, \displaystyle \boxed{\mathtt{\frac{\lambda}{2} = \frac{\delta}{a}}} e \displaystyle \boxed{\mathtt{\frac{\lambda}{a} = \frac{\delta}{x}}}. Com efeito,

\displaystyle \begin{cases} \displaystyle \mathtt{\frac{\lambda}{2} = \frac{\delta}{a} \Rightarrow \boxed{\boxed{\mathtt{\frac{\lambda}{\delta} = \frac{2}{a}}}}} \\ \displaystyle \mathtt{\frac{\lambda}{a} = \frac{\delta}{x} \Rightarrow \boxed{\boxed{\mathtt{\frac{\lambda}{\delta} = \frac{a}{x}}}}} \end{cases}

Por fim, basta igualar a razão... Veja:

\\ \displaystyle \mathtt{\frac{\lambda}{\delta} = \frac{\lambda}{\delta}} \\\\ \mathtt{\frac{2}{a} = \frac{a}{x}} \\\\ \mathtt{2x = a^2} \\\\ \boxed{\boxed{\boxed{\mathtt{x = \frac{a^2}{2}}}}}
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?