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funções e gráficos

funções e gráficos

Mensagempor ezidia51 » Sex Ago 24, 2018 01:21

Alguém poderia me ajudar com estas duas questões?
Anexos
P_20180824_001806.jpg
ezidia51
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Re: funções e gráficos

Mensagempor Gebe » Sex Ago 24, 2018 06:38

1)
É preciso primeiro identificar que essa função não esta simplificada.
Temos uma função do 2°grau sendo dividida por uma do 1°grau e, portanto, a função f(x) será uma reta.
Fazendo a divisão, temos:
(x² - 10x + 21) / (x - 3) = x - 7

Portanto f(x) = x - 7 uma reta.
Agora precisamos saber quanto vale a função f(x) para x = 3.
f(3) = 3 - 7 = -4

Por fim, para que f(3) = Lx tenha mesmo resultado encontrado (-3):
L*3 = -4
L = -4/3

Assim, a resposta seria D.
Obs.: Verifique se há realmente um "x" em "f(3) = Lx".

2)
A reta tangente é horizontal onde a derivada de primeira ordem vale 0, logo:
f '(x) = -6x² - 24x + 30

Igualnado a zero:
-6x² - 24x + 30 = 0
x² + 4x - 5 = 0

f ' (x) = 0 para x = -5 e x = 1
Alternativa B

Qualquer duvida pode mandar msg, bons estudos!
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Re: funções e gráficos

Mensagempor ezidia51 » Sex Ago 24, 2018 15:45

Um super muito obrigado pela ajuda!!Só fiquei um pouco confusa nesta simplificação que vc fez aqui no exercício 2
Igualnado a zero:
-6x² - 24x + 30 = 0
x² + 4x - 5 = 0 (como vc fez esta simplificação para achar os pontos -5 e 1?)

f ' (x) = 0 para x = -5 e x = 1
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Re: funções e gráficos

Mensagempor Gebe » Sex Ago 24, 2018 16:48

A desculpa, pensei que tinha conhecimento em calculo.
Nesta questão não foi feita simplificação, foi feita uma derivação, conceito visto disciplinas de calculo.
A derivada é utilizada, neste caso, para nos fornecer a tangente à f(x) de forma generica, ou seja, achamos (-6x² - 24x + 30) que é o valor da tangente pra todo "x".
No entanto, como o assunto é desconhecido, vou tentar abordar de outra forma, mas recomendo que tu assista no youtube um video sobre derivadas polinomiais ja que é muito util e extremamente simples (MESMO!) de aprender. (https://www.youtube.com/watch?v=YmtFY6TtAXQ)

Explicação sem derivadas.
As tangentes à uma função são horizontais normalmente nos seus pontos de maximo e minimo (locais), ou seja, no ponto onde a função faz a troca Crescente/Decrescente ou Decrescente/Crescente.
Veja, por exemplo a função seno, onde os pontos azuis representam os maximos e minimos locais e, portanto, pontos de tangente horizontal.
sen.png
sen.png (8.85 KiB) Exibido 996 vezes


Funções de terceiro grau tem um ponto de maximo e outro de minimo, logo precisamos achar estes pontos. Infelizmente funções de terceiro grau não tem uma expressão que dite estes pontos como temos para funções de segundo grau, logo devemos acha-los por tentativa.
Meu conselho, neste caso, seria substituir na função os pontos fornecidos nas alternativas e verificar nos pontos imediatamente anteriores e posteriores se há a mudança de cresc/decresc ou decresc/cresc.

ex.: utiliando os pontos -1 e 5
f(-1) = -30 --> observar os pontos -2 e 0 (anterior e posterior) --> f(-2) = -82 , f(0) = 10
Podemos ver que não ha a mudança, pois de f(-2) para (-1) é cresc e de f(-1) para f(0) é cresc também.

f(5) = -390 --> observar os pontos 4 e 6 (anterior e posterior) --> f(4) = -190 , f(6) = -674
Podemos ver que não ha a mudança, pois de f(-2) para (-1) é decresc e de f(-1) para f(0) é decresc também.

Espero ter ajudado, qualquer coisa mande msg. Bons estudos.
Gebe
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Re: funções e gráficos

Mensagempor ezidia51 » Sex Ago 24, 2018 18:58

ah agora compreendi melhor.Muito muito obrigado.Vou ver o video que vc me recomendou!!Você me ajudou bastante!!!Um super muito obrigado!!!
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.