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exercicio resolv.funçoes

exercicio resolv.funçoes

Mensagempor adauto martins » Qua Jun 13, 2018 13:16

seja f:\Re\rightarrow\Re,definida por:
f(x+y)=f(x.y)...mostre que:
a) f nao admite funçao inversa.
b)x,y sao necessariamente numeros irracionais.
soluçao:
a)
seja z=x+y,logo:
f(z)=f(x+y)=f(x.y)=f((-x).(-y))=f(-(x+y))=f(-z)...
portanto f é uma funçao par,e nao é injetiva(mostre isso),logo nao admite funçao inversa.
b)
seja x=y=2\Rightarrow f(2+2)=f(2.2),2\in N...
seja x=1,y=-(1/2)\Rightarrow f(1+(-(1/2))=f(1.(-(1/2))...1\in N,-(1/2)\in Q...
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Re: exercicio resolv.funçoes

Mensagempor adauto martins » Qui Jun 14, 2018 13:21

caros colegas do site,
a letra b) que fiz esta incompleta,e com erros.farei uma pequena esplanaçao e logo,qudo puder a resolverei por completo.
pela letra a)sendo f nao injetiva,e portanto nao admite inversa nao podemos ter:
x+y=x.y,pois teriamos q. ter:
({f}^{-1}of)(x+y)=({f}^{-1}of)(x.y)\Rightarrow x+y=x.y......
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Re: exercicio resolv.funçoes

Mensagempor adauto martins » Sex Jun 15, 2018 17:03

voltemos a explanaçao,ao tema anterior.
como visto antes,nao podemos ter x+y=x.y,pois invalidaremos a condiçao de nao existencia da funçao inversa.
logo,necessariamente teremos q. ter x+y\neq x.y.entao busquemos um t\in \Re,t\neq 1,t\neq -1(pq t\neq -1?),tal que x+y=t.(x.y)...logo:
x+y=t.(x.y)\Rightarrow y=t.(x.y)-x=x.(t.y-1)\Rightarrow (y/x)=t.y-1=k,k\in Z....
y=(K+1)/t=((k/t)+(1/t))\Rightarrow,para q. y\in Z,teriamos q. ter t=1,ao qual invalidaria a nossa condiçao de nao existencia da inversa...logo, y nao pode ser inteiro...
na mesma deixa,vamos supor que:
y=(k+1)/t=(p/q),mdc(p,q)=1...\Rightarrow p=q((k/t)+(1/t))
para q. p\in Z,t teria q. ser igual a um,o q. como visto anteriormente contradiz a condiçao de nao inversa...logo y nao pode ser racional...modo analogo para x...entao x,y teem q. ser irracionais...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?