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por ezidia51 » Qua Mar 28, 2018 22:54
Fiz estes cálculos mas não sei se estão certos
A função
tem vértice no ponto (2,6) e uma raiz no ponto x=5. Determine a expressão de f (ou, em outras palavras, determine os valores dos coeficientes a,b e c .
ponto 2 =4a+2b+c=0
=
=
=c=1 e c=-1
ponto 6=36a+6b+c=0
=
=
=
=
=
ou c=
Sabendo-se que
, determine m
=
=
ou
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ezidia51
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por Gebe » Qui Mar 29, 2018 00:42
Ok, antes da resolução em si, algo MUITO IMPORTANTE que talvez tu tenha deixado passar é o conceito de par ordenado. Quando a questão diz (2,6), ela está te dando um par ordenado que pode ser um vertice ou um ponto qualquer da função. O par ordenado é composto por duas coordenadas, X e Y ( ou X e F(X) ), sendo representada na forma (X,Y). Este par nos diz que, para o dado X, a função terá valor F(X) = Y, ou seja, se substituirmos o valor de X por 2, a função terá como resultado F(2) = 6.
Outro conceito importante que tambem esta presente na questão é a ideia de raiz da função. Raiz da função é o numero que quando atribuido a X zera a função, ou seja, se utilizarmos a ideia de par ordenado seria um (X,0) ou F(X) = 0.
Agora para a questão.
Lembre-se que temos uma formula para o vertice da função de 2° grau:
Utilizaremos esta formula mais abaixo.
Com o par (2,6), temos: 4²a + 2b + c = 6
Com a raiz 5, temos: 5²a + 5b + c = 0
Perceba que temos então 2 equações e 3 incognitas, ou seja, ainda precisamos de mais uma equação para poder resolver o
sistema de equações. Vamos então utilizar a formula para a coordenada X do vertice.
Perceba que agora podemos substituir "b" nas equações por -4a :
Agora precisamos apenas resolver o
sistema de 2 equaçoes com 2 incognitas. Podemos fazer isso, por exemplo, subtraindo a equação 1 da equação 2:
Com o valor do "a", basta substituir nas outras equações para achar "b" e "c"
Portanto
A outra questão vou responder em outra msg assim que puder.
Espero ter ajudado, qualquer duvida mande uma msg. Bons estudos.
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Gebe
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por Gebe » Qui Mar 29, 2018 01:21
A segunda questão é um pouco mais simples. Para que a função seja sempre maior que 0, todo o grafico da função (toda a parabola) deve estar acima do eixo X das abscissas (eixo horizontal) no plano cartesiano, ou seja, para todo x que substituirmos na função, o resultado será sempre maior que 0.
Como o "a" da função é positivo (vale 1) sabemos que sua concavidade é voltada para cima (forma de sorriso
) e, portanto, o seu vertice será o ponto mais baixo que ela atinge.
Logo podemos utilizar a formula para a coordenada Y do vertice
para que Y seja sempre maior que 0.
Espero ter ajudado, qualquer duvida deixe msg. Bons estudos.
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Gebe
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por ezidia51 » Qui Mar 29, 2018 17:50
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ezidia51
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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