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funções simples

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Mensagempor ezidia51 » Qua Mar 28, 2018 22:08

Considere a função de \Re em\Re ; dada porf(x)=({m}^{2}-4)x+12 Analise o crescimento/ decrescimento de em função do parâmetro real .
resolvi assim mas acho que este cálculo não está correto.
{m}^{2}-4x+12 =\frac{-(-4)+-\sqrt[2]{4.1.12}}{2.1}=\frac{-(-4)+-\sqrt[2]{48}}{2}=\frac{4+-\sqrt[2]{48}}{2}
\frac{4+-\sqrt[2]{{2}^{4}.3}}{2}=\frac{4+-2\sqrt[2]{3}}{2}=\frac{6\sqrt[2]{3}}{2}=3\sqrt[2]{3}

e\frac{2\sqrt[2]{3}}{2}=\sqrt[2]{3}

haverá crescimento da função quando m>0 e decrescimento quando m<0
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Re: funções simples

Mensagempor Gebe » Qua Mar 28, 2018 23:45

Pelo que deu pra perceber pelos teus calculos, tu tentou utilizar Bhaskara para resolver a questão, no entanto a função que estamos avaliando não é de 2° grau. Observe que não temos termos com x², apenas x¹. O expoente 2 que aparece na função esta ligado a "m", porem "m" não é nossa variavel (x), é um parametro.

Observndo a função notamos então que ela se trata de uma função de 1°grau (uma reta). Uma função de 1° grau (ou linear) pode ser crescente, decrescente ou constante. Em funções de 1°grau as tres possibilidades dependem do termo que multiplica "x¹" que, neste caso, é (m²-4). A descrição das tres possibilidades são as seguintes:

- Crescente: O termo que multiplica "x" é positivo.
- Decrescente: O termo que multiplica "x" é negativo.
- Constante: O termo que multiplica "x" vale 0 (zero).

Sendo assim, podemos avaliar a função:

- Para que seja crescente:
m^2-4>0\\
\\
m^2>4\\
\\
m>\sqrt[2]{4}\\
\\
\left|m \right|>2\\
\\
ou seja "m" pode ser tanto maior que +2 quanto menor que -2. (ex.: -2.5 , -3 , -7 , +2.2 , +3.7 , +11)

- Para que seja Decrescente:
m^2-4<0\\
\\
m^2<4\\
\\
m<\sqrt[2]{4}\\
\\
\left|m \right|<2\\
\\
ou seja, "m" deve ser maior que -2 e, ao mesmo tempo, menor que +2. (ex: -1.5 , -1 , 0 , 1 , 1.5)

Para ser constante:
m^2-4=0\\
\\
m^2=4\\
\\
m=\sqrt[2]{4}\\
\\
\left|m \right|=2\\
\\
ou seja, pode ser -2 ou +2.

Estas são as respostas, observe que não é simplesmente um numero, devemos apresentar as condições de "m" (o parametro) para que cada situação aconteça.
Espero ter ajudado, em caso de duvidas mande um amag que eu tento explicar melhor. Bons estudos
Gebe
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?