• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

funções simples

funções simples

Mensagempor ezidia51 » Qua Mar 28, 2018 22:08

Considere a função de \Re em\Re ; dada porf(x)=({m}^{2}-4)x+12 Analise o crescimento/ decrescimento de em função do parâmetro real .
resolvi assim mas acho que este cálculo não está correto.
{m}^{2}-4x+12 =\frac{-(-4)+-\sqrt[2]{4.1.12}}{2.1}=\frac{-(-4)+-\sqrt[2]{48}}{2}=\frac{4+-\sqrt[2]{48}}{2}
\frac{4+-\sqrt[2]{{2}^{4}.3}}{2}=\frac{4+-2\sqrt[2]{3}}{2}=\frac{6\sqrt[2]{3}}{2}=3\sqrt[2]{3}

e\frac{2\sqrt[2]{3}}{2}=\sqrt[2]{3}

haverá crescimento da função quando m>0 e decrescimento quando m<0
ezidia51
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Mar 12, 2018 20:57
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: tecnico em enfermagem
Andamento: formado

Re: funções simples

Mensagempor Gebe » Qua Mar 28, 2018 23:45

Pelo que deu pra perceber pelos teus calculos, tu tentou utilizar Bhaskara para resolver a questão, no entanto a função que estamos avaliando não é de 2° grau. Observe que não temos termos com x², apenas x¹. O expoente 2 que aparece na função esta ligado a "m", porem "m" não é nossa variavel (x), é um parametro.

Observndo a função notamos então que ela se trata de uma função de 1°grau (uma reta). Uma função de 1° grau (ou linear) pode ser crescente, decrescente ou constante. Em funções de 1°grau as tres possibilidades dependem do termo que multiplica "x¹" que, neste caso, é (m²-4). A descrição das tres possibilidades são as seguintes:

- Crescente: O termo que multiplica "x" é positivo.
- Decrescente: O termo que multiplica "x" é negativo.
- Constante: O termo que multiplica "x" vale 0 (zero).

Sendo assim, podemos avaliar a função:

- Para que seja crescente:
m^2-4>0\\
\\
m^2>4\\
\\
m>\sqrt[2]{4}\\
\\
\left|m \right|>2\\
\\
ou seja "m" pode ser tanto maior que +2 quanto menor que -2. (ex.: -2.5 , -3 , -7 , +2.2 , +3.7 , +11)

- Para que seja Decrescente:
m^2-4<0\\
\\
m^2<4\\
\\
m<\sqrt[2]{4}\\
\\
\left|m \right|<2\\
\\
ou seja, "m" deve ser maior que -2 e, ao mesmo tempo, menor que +2. (ex: -1.5 , -1 , 0 , 1 , 1.5)

Para ser constante:
m^2-4=0\\
\\
m^2=4\\
\\
m=\sqrt[2]{4}\\
\\
\left|m \right|=2\\
\\
ou seja, pode ser -2 ou +2.

Estas são as respostas, observe que não é simplesmente um numero, devemos apresentar as condições de "m" (o parametro) para que cada situação aconteça.
Espero ter ajudado, em caso de duvidas mande um amag que eu tento explicar melhor. Bons estudos
Gebe
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 158
Registrado em: Qua Jun 03, 2015 22:47
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: engenharia eletrica
Andamento: cursando


Voltar para Funções

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)