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Funções quadraticas pf me ajudem

Funções quadraticas pf me ajudem

Mensagempor Thalia Cristina » Qui Nov 05, 2015 21:03

1)) um agricultor tem um terreno e duas opções plantar soja ou plantar feijão o gasto com a plantação de soja dera deR$ 0,75 por quilograma e o preço de cada quilograma a ser vendido, R$1,00. Já o gasto com a plantação de feijão sera de gasto com a plantação de feijão sera de R$ 0,85, e o preço de cada quilograma a vendido par R$1,20.
a)) Determine a lei de formação que dá o lucro Ls obtido na plantaçao de soja em funçao do numero x de quilogramas vendidos e do gasto com a produção.
b))Determine a lei de formçao que da o lucro Lf obtido na plantaçao de feijão em funçao do número x de quilogramas vendidos e do gasto com a produção.
c) Se o agricultor pretende produzir 10.000 quilogramas em qual plantaçao ele terá mais lucro?
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Re: Funções quadraticas pf me ajudem

Mensagempor nakagumahissao » Sex Nov 06, 2015 10:24

Vocë não nos disse o que já tentou fazer para resolver o problema. Favor ver as regras deste site. No entanto, vou responder esta sua pergunta, mas na próxima vez, para não ficar sem resposta, por favor, diga-nos tudo o que já tentou fazer para resolver seu problema e quais foram as reais dúvidas que apareceram para que nós não sejamos meros resolvedores de problema. Grato!

No problema, para as questões a, b e c, x é a quantidade em quilos envolvidos. Assim:

a)

Como ele vende por 1 real o quilo e gasta 0,75, basta então que multipliquemos 1 pela quantidade vendida e diminuir de 0,75 multiplicado pela quantidade x. Assim:

{L}_{s} = x - 0,75x = x(1-0,75) = 0,25x


b)

A mesma coisa ocorre com o feijão:

{L}_{f} = 1,20x - 0,85x = x(1,20 - 0,85) = 0,35x


c)

Para x = 1000 quilos, queremos saber se a soja foi, ou não, mais lucrativa que o feijão. Substituindo-se o valor de x em a e b por 1000, teremos:

{L}_{s} = 0,25x = 0,25 \times 1000 = 250

e

{L}_{f} = 0,35x = 0,35 \times 1000 = 350


Logo, podemos concluir que o feijão foi mais lucrativo que a soja em R$ 100,00.


\blacksquare
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?