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[RESOLUÇÃO DO SISTEMA COMO ELE CHEGOU A ESSE VALOR]

[RESOLUÇÃO DO SISTEMA COMO ELE CHEGOU A ESSE VALOR]

Mensagempor osmarioe » Sex Mai 01, 2015 19:20

Desenhar os gráficos cartesianos de y= -2x-7 e de y= 4x+5 e determinar o ponto comum a eles.

resolução:

y= -2x-7 tem coeficiente linear -7 e raiz - 7/2

y= 4x+5 tem coeficiente linear 5 e raiz -5/4

resolvendo o sistema:
y= -2x-7
y= 4x+5

obtendo x = -2 e y= -3
portanto, o ponto comum as duas retas é A( -2; -3)

Não entendi como ele chegou a esse valor da resolução do sistema de x= -2 e y= -3?
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Re: [RESOLUÇÃO DO SISTEMA COMO ELE CHEGOU A ESSE VALOR]

Mensagempor Cleyson007 » Sáb Mai 02, 2015 00:19

Olá, boa noite!

Concorda comigo que o ponto em comum tem coordenadas x e y e pode ser escrito como P = (x,y)?

Esses valores de x e y (coordenadas do ponto P) são obtidos resolvendo o sistema de equações do primeiro grau:

y= -2x - 7
y = 4x + 5

Como y = y, vou igualar a primeira equação com a segunda, obtendo:

-2x - 7 = 4x + 5

-2x - 4x = 5 + 7

-6x = 12

x = -12/6

x = -2

Para encontrar o valor de y basta aplicá-lo em qualquer uma das equações. Vamos na primeira:

y= -2x - 7 -----> y = -2(-2) - 7 = 4 - 7 -----> y = -3

Se caso desejar conhecer o meu trabalho melhor por favor entre em contato: (38) 9889-5755 (WhatsApp)

email: descomplicamat@hotmail.com

Qualquer dúvida estou a disposição.

Bons estudos :y:
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Re: [RESOLUÇÃO DO SISTEMA COMO ELE CHEGOU A ESSE VALOR]

Mensagempor osmarioe » Sáb Mai 02, 2015 14:21

Cleyson007 escreveu:Olá, boa noite!

Concorda comigo que o ponto em comum tem coordenadas x e y e pode ser escrito como P = (x,y)?

Esses valores de x e y (coordenadas do ponto P) são obtidos resolvendo o sistema de equações do primeiro grau:

y= -2x - 7
y = 4x + 5

Como y = y, vou igualar a primeira equação com a segunda, obtendo:

-2x - 7 = 4x + 5

-2x - 4x = 5 + 7

-6x = 12

x = -12/6

x = -2

Para encontrar o valor de y basta aplicá-lo em qualquer uma das equações. Vamos na primeira:

y= -2x - 7 -----> y = -2(-2) - 7 = 4 - 7 -----> y = -3

Se caso desejar conhecer o meu trabalho melhor por favor entre em contato: (38) 9889-5755 (WhatsApp)

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Qualquer dúvida estou a disposição.

Bons estudos :y:


Entendi, muito obrigado pela explicação Cleyson007 :y:
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Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.