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[NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

[NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

Mensagempor Miya » Qui Mar 05, 2015 16:42

Olá meu professor começou um exercicio em sala e não me recordo como faz e não entendi quando ele resolveu. ele começou assim e mandou finalizar em casa:
Seja f: R-->R definida por f(x)= ax-2 e g a função inversa de f. Sendo f(-2)=10, determine g.
Aí ele começou resolvendo assim:
10=a(-2)-2
e disse para terminarmos em casa, mas eu não faço ideia de como aquele 10 foi parar na frente e o -2 nos parenteses. Alguém pode me explicar o porque disso?

Grata.
:$
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Re: [NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

Mensagempor adauto martins » Qui Mar 05, 2015 21:38

g eh inversa de f,entao g(f(x))=x......logo x=(f(x)+2)/a,como f(-2)=10=(-2)a-2\Rightarrow a=10+2/(-2)=-6\Rightarrow g(x)=f(x)+2/a=-6x+2/-6=x-1/3
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Re: [NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

Mensagempor Russman » Qui Mar 05, 2015 21:46

Seja f: R-->R definida por f(x)= ax-2.


Um função é uma correspondência entre dois conjuntos. Se uma função f faz corresponder elementos de um conjunto A com os de um conjunto B então escrevemos f:A-->B.

Exemplo:

f: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}, \ f(x) = 2x

Note que estamos trabalhando com a "função dobro". Esta função pega cada numero real x e associa a seu dobro 2x. Ou seja, se x=2 então f=2.=.4. Daí, escrevemos f(2) = 4. A função calculada para x=2 vale 4. Ok?

Poi bem. A sua função é f: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}, \ f(x) = ax-2. Porém, o número a é incógnito neste caso. Temos de calculá-lo. Podemos fazer isso sabendo um ponto da função. O exercício diz que se você fizer x=-2 terá f= 10. Ou seja, f(-2) = 10.

Daí, substituindo x=-2 e f=10 na expressão que define a função, temos

f(x) = ax-2
f(-2) = a(-2) - 2
10 = -2a-2
10+2 = -2a
a = \frac{12}{-2} = -6

Daí, a=-6 e , portanto, f(x) = -6x-2.

A função inversa de f:A-->B é uma função g tal que g:B \rightarrow A. Ou seja, a função inversa faz o "caminho inverso". Ela faz associar a cada elemento de B um de A. Entende? No exemplo da função dobro a função inversa é g: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}, \ g(x) = \frac{x}{2}. É lógico: se f associa a cada x seu dobro então g deve associar a cada dobro o número que o concebeu, que é a metade do dobro(o original).

Mas, para um caso qualquer, calculamos a função inversa trocando de lugar x e f(x) na expressão da f(x) e renomeando f como g, já que sabemos que g é a função inversa de f. Veja,

f(x) = -6x-2

Torcando x e f(x) de lugar, temos

x = -6f(x) - 2 ou, corretamente, x = -6g(x) - 2.

Agora basta isolar a função g(x).

x = -6g(x) - 2
x+2 = -6g(x)
g(x) = \frac{x+2}{-6}
g(x) = - \frac{x+2}{6}
ou
g(x) = \frac{x}{6} - \frac{1}{3}.

Entende?
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Re: [NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

Mensagempor Miya » Sex Mar 13, 2015 12:10

sim, obrigada!
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Assunto: Funções
Autor: Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24

Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.