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[NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

[NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

Mensagempor Miya » Qui Mar 05, 2015 16:42

Olá meu professor começou um exercicio em sala e não me recordo como faz e não entendi quando ele resolveu. ele começou assim e mandou finalizar em casa:
Seja f: R-->R definida por f(x)= ax-2 e g a função inversa de f. Sendo f(-2)=10, determine g.
Aí ele começou resolvendo assim:
10=a(-2)-2
e disse para terminarmos em casa, mas eu não faço ideia de como aquele 10 foi parar na frente e o -2 nos parenteses. Alguém pode me explicar o porque disso?

Grata.
:$
Miya
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Re: [NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

Mensagempor adauto martins » Qui Mar 05, 2015 21:38

g eh inversa de f,entao g(f(x))=x......logo x=(f(x)+2)/a,como f(-2)=10=(-2)a-2\Rightarrow a=10+2/(-2)=-6\Rightarrow g(x)=f(x)+2/a=-6x+2/-6=x-1/3
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Re: [NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

Mensagempor Russman » Qui Mar 05, 2015 21:46

Seja f: R-->R definida por f(x)= ax-2.


Um função é uma correspondência entre dois conjuntos. Se uma função f faz corresponder elementos de um conjunto A com os de um conjunto B então escrevemos f:A-->B.

Exemplo:

f: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}, \ f(x) = 2x

Note que estamos trabalhando com a "função dobro". Esta função pega cada numero real x e associa a seu dobro 2x. Ou seja, se x=2 então f=2.=.4. Daí, escrevemos f(2) = 4. A função calculada para x=2 vale 4. Ok?

Poi bem. A sua função é f: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}, \ f(x) = ax-2. Porém, o número a é incógnito neste caso. Temos de calculá-lo. Podemos fazer isso sabendo um ponto da função. O exercício diz que se você fizer x=-2 terá f= 10. Ou seja, f(-2) = 10.

Daí, substituindo x=-2 e f=10 na expressão que define a função, temos

f(x) = ax-2
f(-2) = a(-2) - 2
10 = -2a-2
10+2 = -2a
a = \frac{12}{-2} = -6

Daí, a=-6 e , portanto, f(x) = -6x-2.

A função inversa de f:A-->B é uma função g tal que g:B \rightarrow A. Ou seja, a função inversa faz o "caminho inverso". Ela faz associar a cada elemento de B um de A. Entende? No exemplo da função dobro a função inversa é g: \mathbb{R}\rightarrow \mathbb{R}, \ g(x) = \frac{x}{2}. É lógico: se f associa a cada x seu dobro então g deve associar a cada dobro o número que o concebeu, que é a metade do dobro(o original).

Mas, para um caso qualquer, calculamos a função inversa trocando de lugar x e f(x) na expressão da f(x) e renomeando f como g, já que sabemos que g é a função inversa de f. Veja,

f(x) = -6x-2

Torcando x e f(x) de lugar, temos

x = -6f(x) - 2 ou, corretamente, x = -6g(x) - 2.

Agora basta isolar a função g(x).

x = -6g(x) - 2
x+2 = -6g(x)
g(x) = \frac{x+2}{-6}
g(x) = - \frac{x+2}{6}
ou
g(x) = \frac{x}{6} - \frac{1}{3}.

Entende?
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Re: [NÃO ENTENDO]EXERCICIO SOBRE FUNÇÕES

Mensagempor Miya » Sex Mar 13, 2015 12:10

sim, obrigada!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?