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Exercício de função para ajuda na resolução.

Exercício de função para ajuda na resolução.

Mensagempor MARCION » Seg Dez 15, 2014 13:31

Boa tarde,

Segue exercício para ajuda na resolução.

Grato,

Márcio
Anexos
Exercício 4 b.JPG
Gráfico de função.
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Re: Exercício de função para ajuda na resolução.

Mensagempor Russman » Seg Dez 15, 2014 19:07

A parábola é resultado do gráfico de uma função quadrática do tipo f(x) = ax^2 + bx +c onde as constantes reais a, b e c são o que distingue uma função quadrática da outra. Funções quadráticas idênticas tem essas constantes iguais.

Note que você possui dois pontos no gráfico. É dado que f(0) = 6 e também que f(-3) = 0. Daí, temos duas equações para 3 incógnitas. Portanto, o sistema é, por hora, inconclusivo. Porém, note que o ponto (-3,0) é o ponto de mínimo da função. E, para a função quadrática, sabemos previamente que a coordenada x do ponto mínimo é dada por x_{min} = - \frac{b}{2a}. Logo, montando o sistema, temos

f(0) = 6 \Rightarrow c=6
f(-3) = 0 \Rightarrow 9a-3b+c = 0 \Rightarrow 9a-3b = -6 ( aqui já substituí c=6 resolvido da 1° eq.)
x_{min} = - \frac{b}{2a} \Rightarrow 6a - b = 0


Resolva-o e terá a função do gráfico.
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Re: Exercício de função para ajuda na resolução.

Mensagempor MARCION » Seg Dez 15, 2014 19:44

Boa noite Russman, vou tentar!!

9a + 3b = -6
6a + b = 0 b (-3)
___________

9a + 3b = -6
-18a - 3b = 0
___________
-9a = -6
a = -6 + 9

a= 3

6a + b = 0
6.3 + b = 0
b = -18
2
Lei da função = f(x) = 3x -18x + 6

É assim???

f(x) =
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Re: Exercício de função para ajuda na resolução.

Mensagempor Russman » Seg Dez 15, 2014 19:56

O ponto de mínimo é (-3,0) ao invés de (3,0).
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?