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[DERIVADAS PARCIAIS/GRADIENTE] Problema.

[DERIVADAS PARCIAIS/GRADIENTE] Problema.

Mensagempor phsalves » Qua Dez 10, 2014 20:24

Olá amigos. É o meu primeiro post no fórum, então se formatei alguma coisa errada, me avisem, por favor :)

O Problema é o seguinte:

A equação da superfície de uma montanha é:

z= f(x,y) = 1200 - 3x^2 - 2y^2

onde as distâncias são medidas em metros.

Suponha que os pontos do eixo positivo de x estão a leste, e os pontos do eixo positivo de y ao norte.
Suponha também que um alpinista está no ponto (-10,5,850).


a) Qual é a direção da parte que tem a inclinação mais acentuada?
Calculei o grad(f) no ponto dado e pela fórmula de derivadas direcionais, deduzi que a direção seria oposta ao do gradiente.

O gradiente deu (60,-20). A direção seria oposta a desse vetor.


b) Se o alpinista se mover na direção leste, ele estará subindo ou descendo? Qual é a sua velocidade?

Fiz a derivada direcional na direção v=(0,1)Pra achar a velocidade.

Pela resposta anterior, ele estaria subindo, com V=60 m/u.t


c) Em que direção ele estará percorrendo um caminho plano?

Eu nem sei como fazer essa. Acho que deve ter algo a ver com a curva de nível em que o alpinista estaria, que é

3x^2 + 2y^2 = 350

Mas como achar a direção?


Obrigado, desculpem se ficou grande :-D
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Re: [DERIVADAS PARCIAIS/GRADIENTE] Problema.

Mensagempor adauto martins » Qui Dez 11, 2014 15:30

a)f(x,y)=1200-3{x}^{2}-2{y}^{2}\Rightarrow \nabla f(x,y)=f'{(x,y)}_{u}=
(\partial f/\partial x).{u}_{x}+(\partial f/\partial y).{u}_{y}=-6x.{u}_{x}-4y.{u}_{y}=(-6x,-4y)
seja H=(cos\theta,sen\theta)/\left|H \right|=1\Rightarrow  \nabla f.H=0,tomara a direçao de maior crescimento,e claro maior inclinaçao da montanha...logo \nabla f.H=0\Rightarrow (-6x,-4y).(cos\theta,sen\theta)=0\Rightarrow 
-6xcos\theta -4ysen\theta=0...tg\theta=-(6/4)(x/y)\Rightarrow \theta=artg(-3/2)(x/y),se tomarmos x,y dos vetores (1,0),(0,1),entao \Rightarrow \theta=artg(-3/2),\theta\simeq -72º,q. sera um ponto a noroeste do sistema...se tomarmos os pontos(-10,5)\theta =arctg(-3.(-10)/(2.5))=arctg(3)\simeq 72ºnordeste do sistema...
b)o alpista estara descendo...pois,como calculamos a direçao q. a montanha"cresce" e a direçao noroeste...
v=\left|\nabla f(-10,5) \right|=\left|(60,20) \right|=\sqrt[]{({60})^{2}+(({-20})^{2}}\simeq 63 m/t
c) depois resolvo...
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Re: [DERIVADAS PARCIAIS/GRADIENTE] Problema.

Mensagempor adauto martins » Sáb Dez 13, 2014 10:56

um acrescimo na questao a)
como calculei tg\theta =-2/3...em relaçao a base da montanha,onde podemos tomar os vetores (1,0),(0,1)\Rightarrow tg\theta\prec 0\Rightarrow,a direçao do gradiente estara no terceiro e quarto quadrantes do sistema proposto,e como calculamos \theta \simeq -72º(direçao sudeste) e tambem(esqueci de colocar (\theta = 180-72=108ºdireçao noroeste...entao a montanha "cresce" nas direçoes sudeste(-72º)e noroeste(108º)do sistema...
c)qto a percorrer um caminho plano sera nos pontos f(x,y)=(120-c)-3{x}^{2}-2{y}^{2},onde c sera uma curva de nivel da montanha,e onde o vetor gradiente e perpendicular ao vetor unitario do gradiente de f(x,y),ou seja \nabla f(x,y).{u}_{z}=0,onde {u}_{z}=(6/\sqrt[]{52},4/\sqrt[]{52})...
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Re: [DERIVADAS PARCIAIS/GRADIENTE] Problema.

Mensagempor phsalves » Sáb Dez 13, 2014 11:55

Obrigado pela resposta!

Eu não entendi o vetor H que você usou no item a.
Na c o alpinista então percorreria um caminho sempre perpendicular ao gradiente. Entendi.

Vlw mesmo XD
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Re: [DERIVADAS PARCIAIS/GRADIENTE] Problema.

Mensagempor adauto martins » Sáb Dez 13, 2014 12:08

H=(cos\theta,sen\theta) e tal q. \left|H \right|=\sqrt[]{{cos\theta}^{2}+{sen\theta}^{2}}=1,H e um vetor q. busca uma direçao(um angulo \theta no sistema de coordenadas)e uma maneira de encontrar a direçao do gradiente,qdo o gradiente e o vetor unitario do gradiente alinham-se,entao e a direçao de maior crescimento...
qto a c) numa curva de nivel o valor do gradiente nao muda...
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Re: [DERIVADAS PARCIAIS/GRADIENTE] Problema.

Mensagempor phsalves » Sáb Dez 13, 2014 12:31

Ah, entendi. Não conhecia essa jogada desse vetor H, obrigado XD. É como se fosse uma coordenada polar, né?
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Re: [DERIVADAS PARCIAIS/GRADIENTE] Problema.

Mensagempor adauto martins » Qua Dez 17, 2014 15:43

aqui uma correçao...o ponto 108º a noroeste eh o valor minimo,oposto ao maximo q. eh 72º sudeste...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?